sábado , 15 junho 2024
Capa » Notícias » Com dois novos genéricos, Neo Química contribui para ampliar o acesso à saúde no Brasil

Com dois novos genéricos, Neo Química contribui para ampliar o acesso à saúde no Brasil

Neste mês em que é comemorado o Dia do Genérico (20/05), marca destaca novas moléculas no mercado

São Paulo, maio de 2024 – A Neo Química, uma das principais marcas de medicamentos similares e genéricos do país, lançou duas novas moléculas em 2024: o primeiro genérico da molécula¹ bronfeniramina + fenilefrina, que oferece dupla ação e alívio rápido nos sintomas de coriza e congestão nasal²; e o primeiro genérico³ do besilato de levanlodipino – um medicamento de uso contínuo utilizado para doenças crônicas e controle da pressão arterial, conhecida como hipertensão4.

Além da molécula bronfeniramina + fenilefrina ser o primeiro e único genérico do mercado¹ a combinar as ações descongestionante e antialérgico, seus diferenciais também incluem ação rápida, em até 20 minutos*, para combater a congestão nasal e a coriza, que surgem durante gripes, resfriados, rinites e sinusites.

Já o besilato de levanlodipino é um tipo de medicamento que ajuda a diminuir a pressão arterial, sendo classificado como um bloqueador dos canais de cálcio. Esses bloqueadores têm a função de controlar a pressão arterial, diminuindo consideravelmente os inchaços e efeitos colaterais para o paciente em comparação com o besilato de anlodipino. Esta é a segunda maior molécula³ dentro da sua classe terapêutica, sendo a que mais cresceu nos últimos 5 anos³.

Atualmente, a Neo Química possui mais de 160 princípios ativos de diversas áreas terapêuticas. No Brasil, 79% dos consumidores compram ou já compraram medicamentos genéricos que, em média, custam 65% mais barato que os de referência, de acordo com a ProGenéricos (Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos)5,6. A associação destaca, ainda, que cerca de 90% das doenças conhecidas podem ser tratadas com genéricos; 85% dos medicamentos distribuídos no programa Farmácia Popular são genéricos; e dos 20 medicamentos mais prescritos, 15 já são para genéricos5,6.

“Estamos seguindo nosso propósito de promover bem-estar e saúde a todos os brasileiros, democratizando o acesso à população brasileira. A política de medicamentos genéricos, estabelecida em 1999, foi um significativo avanço para a saúde do País. Temos orgulho de celebrar os 25 anos e ser uma das principais marcas a levar saúde com qualidade e preço justo para todos”, ressalta Jeandré Cohen, diretor executivo de marketing da Neo Química, unidade de Similares e Genéricos da Hypera Pharma. 

De acordo com a ProGenéricos, os genéricos representam 38% das vendas de medicamentos no Brasil. Desde a criação da Lei nº 9.787, em 1999, os genéricos proporcionaram mais de R$281 bilhões em economia para a população.

Dizeres legais:

maleato de bronfeniramina + cloridrato de fenilefrina. Xarope. M.S. 1.5584.0646. Solução gotas. M.S. 1.5584.0657. Comprimido revestido de liberação prolongada. M.S. 1.5584.0651. Indicações: descongestionante nasal de efeito rápido e um antialérgico, que controlam e reduzem os sintomas relacionados a gripe, ao resfriado, a rinite e a sinusite, além de diminuir o excesso de secreção. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Março/2024. 

besilato de levanlodipino – 2,5mg e 5mg. Comprimido M.S 1.5584.0649. VIA DE ADMINISTRAÇÃO: ORALUSO ADULTOINDICAÇÕES: tratamento da hipertensão essencial. CONTRAINDICAÇÕES: em caso de hipersensibilidade aos componentes da fórmula. ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES: recomenda-se precaução na administração de levanlodipino em pacientes com disfunção hepática e com disfunção renal. Gravidez: categoria C. Não há dados disponíveis sobre o uso de levanlodipino em mulheres grávidas. Esse medicamento apenas deverá ser administrado caso o potencial benefício supere os riscos a paciente. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Lactação: O produto deve ser administrado somente quando os benefícios forem superiores aos riscos à paciente. Pediatria: a eficácia deste medicamento depende da capacidade funcional do paciente. INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS: betabloqueadores; amiodarona; anti-inflamatórios não esteroidais; vasodilatador periférico; clopidogrel; ciclosporina; quinupristina; dalfopristina; dantrolene; droperidol; saquinavir, itraconazol; posaconazol; voriconazol; cetoconazol; efedrina; ritonavir; rifapentina. REAÇÕES ADVERSAS: Reação incomum (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento): cefaleia, edema. POSOLOGIA: a dose de manutenção recomendada é de 2,5mg, uma vez ao dia. A dose pode ser aumentada até 5mg de acordo com a resposta clínica do paciente.VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA. Medicamento Genérico – Lei nº 9.787/99. MB01/24. Março/2024.

Referências:

  1. IQVIA PMB Jan-24.
  2. Bula do medicamento maleato de bronfeniramina + cloridrato de fenilefrina. Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. [cited 2024 Jan 24]. Available from: https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/q/?nomeProduto=maleato%20de%20bronfeniramina%20%2B%20cloridrato%20de%20fenilefrina
  3. IQVIA PMB MAT (Janeiro’24).
  4. Bula do medicamento besilato de levanlodipino. Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. [cited 2024 Mar 03]. Available from: https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/detalhe/1824945?nomeProduto=besilato%20de%20levanlodipino.
  5. PróGenéricos: Link
  6. PróGenéricos: Link 

*O cloridrato de fenilefrina é absorvido pelo trato gastrintestinal e, após administração oral, o seu efeito como descongestionante inicia-se entre 15 a 20 minutos.

Sobre a Neo Química

Ao longo de 65 anos de história, a Neo Química se consolidou como uma das principais marcas de medicamentos do setor farmacêutico brasileiro. Em nosso portfólio de mais de 400 produtos, entre genéricos e similares, detemos alguns dos medicamentos mais vendidos do Brasil¹, estando presentes em mais de 99% das farmácias do país². Sob a assinatura “Sua saúde é nossa vocação”, entendemos que a saúde é uma condição individual, bem como ampliamos o conceito de saúde indo além da ausência de doenças e do uso de medicamentos: focamos também na prevenção, no cuidado e no bem-estar físico, mental e social.

1. IQVIA PMB FY 2023

2. Estudo especial IQVIA dezembro’2022

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores