quinta-feira , 25 abril 2024
Capa » Mercado & Negócios » Canadá enfrenta farmacêuticas e anuncia regra para reduzir preços de medicamentos

Canadá enfrenta farmacêuticas e anuncia regra para reduzir preços de medicamentos

O governo do Canadá desafia o poderoso lobby do setor farmacêutico e aprova uma nova regra para basear preços de remédios vendidos no país.

Apesar da forte oposição da indústria farmacêutica, o governo do Canadá anunciou que a nova regulamentação para reduzir os preços de medicamentos entrará em vigor em 1º de julho de 2020. Segundo o governo canadense, a medida representa uma economia de 13,2 bilhões de dólares canadenses (US$ 10 bilhões) ao longo de dez anos.

A Life and Health Association declarou que a nova regulamentação significa “um passo decisivo para diminuir os custos de tratamentos de saúde no Canadá”. A província de Colúmbia Britânica também elogiou a decisão de proteger os cidadãos canadenses dos preços abusivos de medicamentos cobrados pela indústria farmacêutica.

Em uma entrevista, a ministra da Saúde, Ginette Petitpas Taylor, disse que as novas regras constituem a base da criação de um programa nacional de assistência médica para cobrir os custos de alguns medicamentos.

De acordo com as novas regras, o Patented Medicine Prices Review Board (PMPRB) – a agência reguladora de preços de medicamentos do Canadá – irá alterar a lista de países com os quais equipara os preços de remédios vendidos em território canadense.

Serão retirados da lista Estados Unidos e Suíça, onde os medicamentos são mais caros. O país continuará equiparando os preços aos praticados na Alemanha, França e Itália, além de incluir na lista Espanha, Japão, Noruega, Austrália, Bélgica e Holanda.

A análise da relação custo-benefício de novos medicamentos e seu impacto no orçamento do governo  aplica-se apenas aos remédios aprovados pela Health Canada – a agência federal responsável pela proteção e promoção da saúde pública. A alteração na lista de países do PMPRB pode afetar os preços de alguns medicamentos já existentes no mercado.

As empresas farmacêuticas baseiam seus preços nas diretrizes publicadas pelo PMPRB. Quando há divergência, os casos são examinados pelo departamento jurídico da agência reguladora. Em geral, chega-se a um acordo. Porém, com as novas regras é possível que as empresas apelem para tribunais regionais ou federais.

A nova política na área de saúde do governo do Canadá pode reduzir os lucros de fabricantes de medicamentos nos EUA, o maior mercado farmacêutico do mundo.

Isso porque o presidente Donald Trump anunciou em julho a criação de um projeto piloto de âmbito nacional destinado a importar medicamentos do Canadá. O governo americano também irá definir o preço que o sistema de seguros de saúde Medicare paga por determinados medicamentos com base em preços de outros países, entre os quais o Canadá.

Fonte: Opinião e Notícia

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores