segunda-feira , 24 setembro 2018
Capa » Mercado & Negócios » Butantan lança programa ‘100 anos da Gripe Espanhola – Imagine o mundo sem vacinas’

Butantan lança programa ‘100 anos da Gripe Espanhola – Imagine o mundo sem vacinas’

Série de ações, que serão realizadas ao longo de todo o ano, tem como objetivo relembrar a história e alertar para os perigos da não vacinação.

 Há cem anos um vírus desconhecido assombrou o mundo, deixando um rastro cruel de milhões de mortos. A pandemia da Gripe Espanhola teve início em 1918 e mudou para sempre os rumos da ciência e da saúde pública.

Como forma de relembrar os 100 anos da doença mais mortal da história da humanidade – em um espaço de tempo tão curto – o Instituto Butantan lança nesta sexta-feira (23) o programa “100 anos da Gripe Espanhola – imagine o mundo sem vacinas”, que contará com uma programação especial de simpósios, encontros científicos, exposições de ciências, discussão de temas relacionados às vacinas e seu papel na sociedade.

O programa, que propõe uma grande ação até o final deste ano, reflete o papel do Butantan como uma instituição de referência mundial na área de produção de imunobiológicos e o único produtor da vacina contra a Influenza da América Latina.

“Este programa pretende lembrar que a saúde pública é uma conquista da sociedade que se organizou coletivamente e para afirmar que um futuro sem vacinas não é possível”, explica a presidente da comissão do programa, Luciana Mônaco.

Além das atividades que serão realizadas nesta sexta-feira, as ações deste primeiro semestre continuam em março, quando serão abertas as inscrições para o programa piloto “Agentes Multiplicadores Mirins”, cujo objetivo é transmitir, em linguagem específica para crianças, o que é uma vacina, como é feita e como age no sistema imunológico.

O programa contará com aulas ministradas pelos pesquisadores do Instituto Butantan, por um período de seis meses. As crianças terão a aula inaugural e de encerramento no instituto e receberão diploma de “agentes da vacina”.

No mês de abril a programação inclui o simpósio “Imunização no século 21: limites e possibilidades”, que discutirá o presente e o futuro da Influenza, as vacinas como forma de combate às doenças imunopreviníveis e a importância do Programa Nacional de Imunização (PNI) na vigilância e prevenção das doenças.

Ainda em abril será realizada a exposição “Velhas e novas epidemias: o que nós temos a ver com isso?”, na qual os aspectos relacionados às doenças e formas de prevenção serão tratados em toda a exposição. Parte da exposição terá uma réplica itinerante que passará por diversos pontos da cidade de São Paulo.

Já em maio estão previstos a exibição comentada do documentário “O caminho das vacinas – Médicos Sem Fronteiras”, que pretende chamar a atenção para a situação alarmante das crianças menores de um ano que não recebem todas as vacinas, e três noites de “Pint of Science”, projeto que propõe a discussão da ciência em ambiente descontraído e em forma de bate-papo.

No mês de junho, o Butantan promove o “1º Butantalk”, um encontro com formadores de opinião convidados para discutir e repercutir o assunto da vacinação.

A programação completa pode ser acessada no http://100anosgripeespanhola.tmp.br/

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*