sexta-feira , 29 março 2024
Capa » Notícias » Butantan encerra contrato e entrega 80 milhões de vacinas contra gripe para o Ministério da Saúde

Butantan encerra contrato e entrega 80 milhões de vacinas contra gripe para o Ministério da Saúde

Antecipação do envio dos lotes neste ano foi a maior da história das campanhas

O Instituto Butantan encerrou o contrato firmado com o Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, para a entrega de 80 milhões de doses da vacina contra a Influenza nesta sexta-feira (29). A antecipação do envio dos lotes, com dois milhões de doses em 25 de fevereiro, foi a maior da história das campanhas de vacinação contra influenza no país.

A entrega antecipada foi possível porque a documentação sobre a produção do imunizante foi enviada pelo Butantan em 18 de fevereiro, antes do previsto, à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que retornou com rapidez e celeridade. Os demais lotes foram entregues ao longo dos meses de março e abril.

A vacina contra a gripe do Butantan distribuída no Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente, composta pelos vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin, que causou os surtos localizados no final do ano passado.

Como a doença é sazonal, o imunizante é modificado a cada ano, baseado nos três subtipos do vírus influenza que mais circularam no último ano no hemisfério Sul, monitorados e indicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Os imunizantes são atualizados e usados em campanhas de vacinação anuais – geralmente realizadas antes do inverno, quando aumentam os casos de gripe.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores