sexta-feira , 29 março 2024
Capa » Notícias » Butantan começa a produzir ButanVac

Butantan começa a produzir ButanVac

O governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (28) o início da produção da vacina Butanvac — o primeiro imunizante fabricado integralmente no Brasil pelo Instituto Butantan  O anúncio ocorre antes mesmo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberar os testes do imunizante em humanos e, consequentemente, o uso emergencial a partir dos primeiros resultados.

De acordo com o governador João Doria (PSDB), o instituto iniciou hoje a produção de 1 milhão de doses do imunizante. Ainda segundo o governador paulista, o estado entregará 18 milhões de doses da vacina até a primeira quinzena de julho, data prevista para conclusão do processo de análise das características do imunizante pela Anvisa e entrega do parecer sobre a permissão para uso emergencial, ou definitivo.

A Anvisa, no entanto, informou na terça-feira (27) que os documentos enviados para concessão da autorização de testes clínicos em humanos estavam incompletos. A tecnologia utilizada no desenvolvimento da Butanvac é a mesma utilizada pelo Instituto Butantan na produção da vacina da gripe.

“Hoje o Brasil dá mais um importante passo para a independência científica e tecnológica para produção de uma vacina em nosso país. Uma vacina para proteger a população brasileira e salvar vidas. Um ativo da ciência, mas também um ativo econômico, social e um ativo de esperança para os brasileiros”, disse João Doria.

Em seu discurso, o governador de São Paulo cobrou celeridade da agência reguladora na análise dos critérios de aprovação da testagem e aplicação vacina. “Menos burocracia e mais solidariedade é o que nós esperamos da Anvisa. Seguir os critérios científicos sim, mas lembrar que nós estamos diante de uma pandemia”, afirmou o tucano, pedindo urgência na aprovação.

40 milhões de doses

Além de anunciar o início da produção do imunizante, João Doria afirmou que o Instituto Butantan possui capacidade produtiva para produzir, no mínimo, 40 milhões de doses da vacina Butanvac e entregá-las ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) no segundo semestre deste ano.

Fonte: CNN Brasil

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores