segunda-feira , 4 julho 2022
Capa » Mercado & Negócios » Brasil atinge a marca de 5 milhões de investidores na Bolsa de Valores de São Paulo

Brasil atinge a marca de 5 milhões de investidores na Bolsa de Valores de São Paulo

Dados da Bolsa de São Paulo aponta crescimento de 21% de Dezembro de 2021 para Janeiro de 2022

Ser investidor da bolsa de valores do Brasil tornou-se uma realidade possível para qualquer um com acesso à internet e um CPF válido. De acordo com dados da B3 (Bolsa de Valores de SP), em Janeiro deste ano o país atingiu a marca de 5 milhões de pessoas investindo em equities na Bolsa. As pessoas físicas já representam 17% do total de recursos investidos, chegando a um total de R$501 bilhões no mercado brasileiro. A divisão de gênero dos investidores chama atenção. Do número total de pessoas investindo na Bolsa, 3.8 milhões são homens, enquanto apenas 1.2 milhões são mulheres.

A popularização dos investimentos e as facilidades em aplicar dinheiro na Bolsa tem atraído muitos investidores não profissionais que geralmente decidem investir encorajados por influenciadores e especialistas em finanças. Alguns preferem iniciar suas operações com menos dinheiro para evitar riscos.  Os dados divulgados pela B3 também apontam que os primeiros investimentos das pessoas em renda variável estão sendo feitos com valores cada vez mais baixos. Um movimento que demonstra que a Bolsa pode ser acessada por tipos diferentes de investidores. Em dezembro de 2021, a mediana do primeiro investimento foi de R$ 44, o menor valor observado desde janeiro de 2014.

De acordo com o investidor profissional Jonathas Freitas, a falta de informação sobre o mercado financeiro fez com que por muitos anos esse tipo de operação fosse reservada apenas para um grupo restrito de pessoas, mas que essa realidade mudou: ‘’Alguns anos atrás eu lembro de ler uma matéria jornalística, que dizia haver mais brasileiros na cadeia do que CPF inscritos como investidores na bolsa, (O número de investidores no Brasil não passava de 600 mil pessoas). Muito disso era por conta de um longo período de juros reais altos e também pela falta de conhecimento sobre o mercado financeiro. Antes, saber operar no mercado financeiro, parecia um segredo guardado a 7 chaves que somente o pessoal da Faria Lima conhecia, porém, hoje vivemos na era da informação, onde qualquer pessoa pode compartilhar seus conhecimentos práticos e ensinar a todos, de forma acessível como qualquer pessoa pode operar seu próprio dinheiro e faturar todos os dias nesse mercado’’ disse o especialista que é um dos fundadores da TouroClass, principal plataforma de streaming de conteúdos de educação financeira do Brasil com cerca de 70 mil alunos.

A era digital, as novas plataformas de conteúdo, as redes sociais e a consolidação de influenciadores financeiros de prestígio como Thiago Nigro, Natalia Arcuri e Carlos Magno foram fatores decisivos para que tantos novos investidores surgissem. De Dezembro de 2021 para Janeiro de 2022 houve um aumento de 27,1% de brasileiros investindo e as expectativas são de que estes índices sejam ainda maiores neste ano, o que pode colocar o Brasil no topo da lista de países com maior número de investidores ativos. O país ocupa atualmente a terceira posição.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores