quinta-feira , 28 março 2024
Capa » Notícias » bioMérieux realiza webinar gratuito sobre o Diagnóstico de Meningite/Encefalite com o sistema Biofire FilmArray

bioMérieux realiza webinar gratuito sobre o Diagnóstico de Meningite/Encefalite com o sistema Biofire FilmArray

Evento no dia 24/04, Dia Mundial de Combate à Meningite, abordará uso de testes clínicos rápidos que auxiliam médicos a identificar microrganismos em uma hora.

Tecnologias de diagnóstico rápido tornaram-se ferramentas essenciais na gestão da saúde, tanto no setor público quanto no privado, em hospitais e laboratórios, uma vez que a aplicação da terapia correta evita o uso indiscriminado de antibióticos nos pacientes e, em alguns casos, ajuda a diminuir o tempo de internação.

A abordagem sindrômica é um dos nichos que recebem investimento da bioMérieux, empresa francesa líder mundial em diagnóstico in vitro, que oferece no Brasil uma solução voltada ao diagnóstico rápido, o Sistema FilmArray, desenvolvido pela Biofire.

O equipamento é capaz de detectar e diferenciar, em apenas uma hora, por meio de painéis, vírus, bactérias, protozoários e fungos que causam dezenas de doenças. O mais novo painel aprovado pela Anvisa é o FilmArray Meningitis/Encephalitis Panel. O sistema identifica em até uma hora 14 tipos de agentes causadores de Meningite e Encefalites, sendo 6 bactérias, 7 vírus e 1 fungo, direto da amostra de clínica de líquor.

Em comparação com testes convencionais, a tecnologia do FilmArray possibilita reduzir o tempo para obtenção dos resultados, em alguns casos, de 4 a 21 dias para apenas 1 hora.

Para difundir essa tecnologia entre os profissionais de saúde, a bioMérieux irá realizar, no dia 24 de abril de 2018, Dia Mundial de Combate à Meningite, às 17h, o webinar gratuito em português Diagnóstico de Meningite/Encefalite com o sistema Biofire FilmArray.

O convidado será o Dr. Gustavo Bruniera, Médico Especialista em Patologia Clínica e Medicina Laboratorial e Diretor Operacional do Senne Liquor Diagnóstico Brasil.

O webinar será uma oportunidade de ouvir um líder internacional em diagnóstico de abordagem sindrômica, discutir diferentes aplicações clínicas do painel FilmArray, assim como o impacto na qualidade de vida dos pacientes, além de reconhecer o impacto do diagnóstico molecular rápido no fortalecimento de programas de gestão de antimicrobianos.

Inscrições pelo link: http://www.biomerieux.com.br/webinar-filmarrayr-diagnostico-sindromico-meningiteencefalite

Como funciona 

O FilmArray® é uma técnica de biologia molecular que consiste em uma estação de trabalho, na qual é inserido o painel – um cartucho a vácuo –, com diferentes reservatórios, onde ficam os reagentes. Nele é injetada a solução de hidratação por sistema à vácuo e depois a amostra a ser analisada. O sistema faz o resto.

Durante a análise, o FilmArray extrai e purifica todos os ácidos nucleicos da amostra não processada. Em seguida, realiza a técnica Multiplex PCR, em que um fragmento específico da molécula de DNA é amplificado milhares de vezes em curto espaço de tempo. Os microrganismos presentes são amplificados e a detecção é realizada utilizando a tecnologia Microarray.

Ao final, o Software FilmArray analisa e libera um relatório com os resultados da amostra. Quando o processo, que leva apenas uma hora, se completa, o software informa a presença ou ausência de cada patógeno na amostra.

O equipamento possui o registro na Anvisa, assim como os seguintes painéis:

– FilmArray® Respiratory Panel – Detecção e identificação de 20 microrganismos, 17 vírus e 3 bactérias.

– FilmArray® Gastrointestinal Panel – Detecção e identificação de 22 microrganismos, 5 vírus, 14 bactérias e 4 protozoários.

– FilmArray® Blood Culture Identification Panel – Detecção e identificação de 27 microrganismos, 19 bactérias, 5 fungos e 3 mecanismos de resistência a antibióticos.

– FilmArray® Meningitis/Encefalites Panel – Detecção e identificação de 14 microrganismos, 6 bactérias, 7 vírus e 1 fungo.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores