quinta-feira , 28 março 2024
Capa » Notícias » Bayer lança aplicativo inovador para ajudar mulheres a entenderem o fluxo menstrual

Bayer lança aplicativo inovador para ajudar mulheres a entenderem o fluxo menstrual

Com o apoio de Intimus®, marca da Kimberly-Clark, aplicativo Fluxo Menstrual ajudará a medir a quantidade de sangue perdido durante o ciclo menstrual, a fim de auxiliar mulheres a identificar sangramento uterino anormal

Ferramenta foi desenvolvida em colaboração com a Universidade Britânica de Keele e validado por diversos estudos clínicos

São Paulo, outubro de 2021 – A divisão farmacêutica da Bayer, multinacional alemã, acaba de anunciar o lançamento do aplicativo Fluxo Menstrual para ajudar as mulheres com o cálculo do volume do sangue perdido na menstruação, visando identificar, principalmente, se possivelmente apresentam quadro de Sangramento Uterino Anormal, conhecido como SUA. A novidade chega no mercado como uma inovação tecnológica aliada da saúde feminina e faz parte da terceira edição da campanha ” Não é Normal “, que consiste em divulgar informações de qualidade a respeito da condição.

O SUA é definido pela perda excessiva de sangue menstrual e afeta uma em cada três mulheres, de acordo com Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia (FIGO). Mas não é só isso. A condição interfere na qualidade de vida dessas mulheres, impactando em aspectos físicos, sociais, emocionais e até materiais.

“Um estudo feito com 6 mil mulheres diagnosticadas com SUA apontou que cerca de 75% delas disseram que a intensidade do fluxo é um grande inconveniente na rotina¹. Elas sofrem em silêncio porque acreditam que o desconforto é normal. Por isso, é fundamental questionar este estigma e estimular as mulheres a identificarem que não é normal se sentir mal e é preciso, muitas vezes, buscar ajuda de um ginecologista. SUA é uma condição médica que precisa ser tratada”, destaca a doutora Thais Ushikusa, ginecologista, obstetra e Gerente Médica de Saúde Feminina na Bayer Brasil.

Desenvolvido em conjunto com a Universidade Britânica de Keele e com o apoio de Intimus® marca de cuidados femininos da Kimberly-Clark, a ferramenta, ao ser alimentada diariamente com informações sobre o fluxo menstrual, permite identificar o volume de sangue perdido por meio de pictogramas, um tipo de desenho. O método de quantificação do fluxo menstrual, validado por meio de estudos científicos, consiste na comparação da quantidade de sangue absorvida pelos absorventes íntimos mais utilizados pelas mulheres brasileiras com estes pictogramas.

Ao se cadastrar no app, a usuária deverá informar qual absorvente costuma usar, para que as informações de coleta dos dados menstruais sejam ainda mais precisas. Entre as opções disponíveis, estão os absorventes externos Intimus® Dia&Noite, Intimus® Tripla Proteção e Intimus® Noturno. Há também os absorventes internos Tampax® de tamanhos regular, super e super plus e a opção do absorvente interno o.b.® ProComfort® nos tamanhos mini, médio ou super, e, caso a usuária não esteja usando nenhum dos absorventes descritos para comparação via pictogramas, poderá selecionar a intensidade entre pequenas gotas de sangramento, leve, moderado, intenso ou muito intenso.

Ao final do período menstrual um relatório é gerado e, se o indicador quantitativo de SUA for atingido – mais de 80ml de perda de sangue por ciclo – a ferramenta informará a usuária e a incentivará a agendar uma consulta com um profissional de saúde. Vale lembrar que o aplicativo não substitui a consulta com um médico, que é o único que poderá diagnosticar a condição e oferecer o tratamento correto em cada situação.

A ferramenta já está disponível para download nos sistemas IOS e Android . Além disso, todo o conteúdo relacionado ao aplicativo Fluxo Menstrual também estará disponível na plataforma de Intimus®, a Kira (https://www.kira.intimus.com.br), que conta ainda com informações sobre ciclo menstrual, saúde íntima e sexualidade.

Sobre o Sangramento Uterino Anormal (SUA)

É uma condição médica em que o sangramento menstrual excessivo interfere na qualidade de vida da mulher. Em média, o SUA afeta uma em casa três mulheres em algum momento de suas vidas. Os sintomas incluem períodos menstruais abundantes e prolongados, que podem vir acompanhados de anemia, cansaço, fadiga, dores nas regiões abdominal e pélvica. O diagnóstico do SUA é confirmado em caso de perda de sangue de mais de 80ml durante um ciclo menstrual, o que pode culminar em perda de minerais e vitaminas essenciais para o funcionamento do organismo. Muitas mulheres normalizam os sintomas do fluxo excessivo porque não sabem que o SUA é uma condição médica e exige cuidados. Para mais informações acesse o site https://www.suanaoenormal.com.br/pt-br .

Sobre Saúde Feminina na Bayer

Líder na área de saúde feminina, a Bayer tem o compromisso de fornecer informações pautadas pela ciência para garantir qualidade de vida por meio de soluções inovadoras. A Bayer oferece uma variedade de métodos eficazes de contracepção, assim como terapias para o controle de menopausa e doenças ginecológicas. Concentra suas pesquisas científicas com estratégias para encontrar novas opções de tratamento para doenças ginecológicas com alta necessidade médica. Por isso, a Bayer inclui vários compostos experimentais em estágios de desenvolvimento pré-clínico e clínico. Os projetos refletem a preocupação da divisão farmacêutica para uma abordagem com foco na pesquisa, que prioriza caminhos com potencial de alterar a forma como as doenças ginecológicas são tratadas.

125 anos da Bayer no Brasil

A Bayer celebra 125 anos de Brasil em 2021. Chegou ao País em 1896, abrindo a primeira fábrica no Rio de Janeiro. Hoje, está presente em mais de 30 cidades, com 6.500 profissionais espalhados de norte a sul. O Brasil é o maior mercado da Bayer na América Latina e local de grandes descobertas na medicina, de novas tecnologias para o campo e de inovações que melhoram a qualidade de vida do brasileiro e contribuem para o desenvolvimento do País.

O Grupo está atento aos novos desafios da humanidade, cada vez mais coletivos e que não podem ser solucionados por atores isolados. Por isso, tem investido em modelos de negócios baseados em colaboração, por meio de suas três divisões e do seu primeiro hub de inovação aberta da América Latina.

E para construir os próximos 125 anos, a Bayer quer ampliar sua escuta e entender cada vez melhor as expectativas da sociedade e as necessidades dos clientes: seja o agricultor, o médico, o paciente, o consumidor – e a sua gente, cada vez mais plural e diversa; quer estreitar laços, alinhar expectativas, promover o diálogo, aproximar sua comunicação e construir os próximos passos da empresa junto ao público. Porque Você e Bayer: é bom. Para saber mais, acesse https://www.bayer.com.br.

Sobre Intimus®

Intimus® é líder na categoria de absorventes, que inclui absorventes internos e externos e protetores diários. A marca atua constantemente para oferecer um portfólio que atenda às necessidades de higiene íntima, como absorventes, protetores diários, sabonetes e lenços, trazendo evolução, tecnologia e conforto para as consumidoras. A marca acredita que a menstruação e seus estigmas não devem ser obstáculos para o progresso feminino; por isso apoia continuamente meninas e mulheres para que, menstruadas ou não, possam chegar aonde quiserem.

Referência Bibliográfica

¹ BITZER J, SERRANI M, LAHAV A. WOMEN’S ATTITUDES TOWARDS HEAVY MENSTRUAL BLEEDING, AND THEIR IMPACT ON QUALITY OF LIFE. OPEN ACCESS JOURNAL OF CONTRACEPTION 2013:4 21-28.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores