quinta-feira , 25 abril 2024
Capa » Notícias » BASF apresenta novo catalisador de ácido sulfúrico

BASF apresenta novo catalisador de ácido sulfúrico

A BASF apresentou recentemente o novo catalisador de ácido sulfúrico O4-115 Quattro para o mercado global. No Brasil, ele foi apresentado no COBRAS (X Congresso Brasileiro de Ácido Sulfúrico), evento realizado dia 24 de outubro que reúne todos os fabricantes de ácido sulfúrico da América Latina. Na ocasião, a empresa mostrou ao mercado o novo produto, sinalizando que ele já está disponível para o Brasil.

O novo catalisador, à base de césio, é único devido à sua forma geométrica – uma combinação de quatro furos – resultando em uma área de superfície catalítica 30 por cento maior que os catalisadores convencionais de ácido sulfúrico. Para os produtores de ácido sulfúrico, isto significa maior conversão no leito catalisador, redução das emissões de SO2 e melhor performance em fábricas que possuem volumes limitados de catalisadores.

Além disso, o O4-115 Quattro apresenta propriedades físicas e mecânicas aprimoradas. Devido à melhor dureza do catalisador, a perda na peneiração é menor, o que oferece estabilidade a longo prazo e uma operação econômica.

Uma fábrica teste, operada pela Domo Caproleuna GmbH, na Alemanha, está usando o novo catalisador de ácido sulfúrico O4-115 Quattro desde 2016. Com o novo catalisador, a fábrica constatou, ao mesmo tempo, um aumento da conversão de SO2 e um aumento de capacidade. Ulf Müller, gerente da fábrica da Domo Caproleuna, está satisfeito com o desempenho do catalisador Quattro da BASF: “O catalisador certo é um fator essencial para a operação exitosa de uma fábrica de produção de ácido sulfúrico. Desde que passamos a utilizar o catalisador O4-115 Quattro, conseguimos operar nossa fábrica de uma maneira muito mais eficiente”.

A BASF é um dos principais fabricantes de catalisadores de ácido sulfúrico em todo o mundo, aproveitando sua própria expertise na produção de ácido sulfúrico. A empresa opera quatro fábricas de ácido sulfúrico em sua sede em Ludwigshafen, na Alemanha, onde são empregadas as tecnologias mais recentes.

“Para o novo desenvolvimento de catalisadores, a produção interna de ácido sulfúrico é uma grande vantagem, pois conseguimos levantar informações importantes sobre o desempenho e a estabilidade a longo prazo dos catalisadores e nossos clientes são aqueles quem se beneficiam diretamente de tais achados”, comentou Detlef Ruff, vice-presidente sênior da divisão de Catalisadores da BASF .

“Também estamos investindo continuamente na pesquisa de catalisadores de ácido sulfúrico com o intuito de ajudar nossos clientes a terem ainda mais sucesso. Em 2016, inauguramos uma nova instalação de teste para catalisadores, sendo que o catalisador de ácido sulfúrico O4-115 Quattro é o primeiro de muitos novos desenvolvimentos que surgirão a partir desta iniciativa”.

Sobre a divisão de Catalisadores da BASF

A divisão de Catalisadores da BASF é a fornecedora líder mundial de catalisadores ambientais e de processo. O grupo oferece expertise excepcional no desenvolvimento de tecnologias que protegem o ar que respiramos, produz os combustíveis que alimentam o mundo e garante a produção eficiente de uma grande variedade de químicos, plásticos e outros produtos, inclusive materiais avançados de bateria. Aproveitando a nossa liderança na indústria nas plataformas R&D, a paixão pela inovação e conhecimento profundo de metais preciosos e de base, a divisão de Catalisadores da BASF desenvolve soluções de catalisadores e adsorventes únicas que impulsionam o sucesso do cliente. Para mais informações sobre a divisão de Catalisadores da BASF visite  www.catalysts.basf.com.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores