quinta-feira , 18 abril 2024
Capa » Notícias » Avanços laboratoriais nos exames de diagnóstico de câncer de próstata são tema de conferência magna no 52º CBPC/ML

Avanços laboratoriais nos exames de diagnóstico de câncer de próstata são tema de conferência magna no 52º CBPC/ML

No dia 25 de setembro, durante o 52º Congresso de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, os avanços nos exames laboratoriais para diagnóstico de câncer de próstata, em especial o PHI, serão tema de conferência magna, apresentada por Adagmar Andriolo, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial e professor da disciplina na Escola Paulista de Medicina (EPM) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

O PHI é um exame mais exato, eficaz e rápido para o diagnóstico do câncer, auxiliando na distinção de outras doenças da próstata. Trata-se de uma combinação de três outros testes, o PSA total, PSA Livre e p2PSA.

Segundo o médico patologista clínico, Adagmar Andriolo, “o PHI apresenta o que chamamos de maior especificidade para câncer. É um exame de sangue simples, exigindo apenas uma punção venosa. Graças à sua elevada especificidade, resultados normais podem reduzir em até 30% a necessidade de realização biópsia prostática, que é um procedimento mais invasivo, de alto custo e oferece algum risco ao paciente.

Dessa forma, o PHI também pode ser um aliado na redução de custos da assistência à saúde. “Existem estudos que comprovam que o tratamento de pacientes com câncer diagnosticado precocemente é de duas a quatro vezes mais barato quando comparado aos tratamentos dados às pessoas que tiveram o diagnóstico em uma fase avançada”, completa Andriolo.

Serviço – 52º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial

Avanços laboratoriais no câncer de próstata – Adagmar Andriolo

Data: 25 de setembro de 2018

Horário: 11h30

Local: Centrosul – Florianópolis – Santa Catarina

Inscrições: cbpcml.org.br

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores