sexta-feira , 29 março 2024
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Auditoria a fornecedores aumenta a competitividade em meio à crise econômica e sanitária

Dados da PNAD Contínua do IBGE mostraram o fechamento de quase 600 mil empresas no Brasil de 2019 a 2021

A recente Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou que 581,3 mil empresas foram fechadas entre o segundo trimestre de 2019 e de 2021. Diante deste cenário desafiador, prezar pela qualidade da empresa e de seus fornecedores tem sido um desafio a mais para quem deseja se manter relevante no mercado.

O processo de avaliar fornecedores de uma empresa/organização é tão importante quanto uma auditoria interna, pois atestar a boa conduta na fabricação de produtos e na realização de serviços de parceiros, é a comprovação que há zelo pela qualidade em toda a cadeia de suprimentos, que interfere diretamente no resultado final da empresa.

Uma auditoria a fornecedores pode levar em consideração temas diversos, como a responsabilidade social, que é o caso da SMETA (Auditoria Ética Comercial dos Membros da Sedex), maior auditoria social do mundo, na qual se podem abordar até quatro temas – saúde e segurança, normas laborais, meio ambiente e ética nos negócios -, sendo os dois primeiros obrigatórios.

O processo de auditar os fornecedores é essencial para a identificação de erros, correções e prevenção de fraudes, elevando a reputação da organização e trazendo visibilidade perante o mercado.

“Imagine uma empresa que está na sua lista de fornecedores praticar trabalho infantil e escravo. Sua imagem também estará associada a esses crimes”, explica Alessandra Gaspar Costa, diretora executiva da APCER Brasil, empresa de origem portuguesa de certificação, auditoria e treinamento. “Ou um restaurante que não avalia seus fornecedores, e recebe inspeção da vigilância sanitária que observa inúmeros produtos irregulares utilizados na cozinha. Mesmo que a culpa seja de algum fornecedor, o estabelecimento é que será penalizado, sujeito inclusive a fechamento”, completa.

Manter o funcionamento de um negócio é um desafio, mas em tempos de crise, as empresas que preservam a qualidade destacam-se dentre a concorrência, proporcionando um ambiente seguro de se trabalhar e entregando melhores produtos e/ou serviços ao público. “A partir do momento que se compram produtos ou se contratam serviços que interfiram na empresa, essa também é responsável pela qualidade de seus fornecedores, ou pela falta dela”, conclui Alessandra.

Sobre a APCER

A APCER é uma empresa de origem portuguesa, reconhecida mundialmente como um dos principais prestadores de serviços de certificação, auditoria a fornecedores, auditoria interna e treinamento. A organização oferece soluções de valor a instituições de qualquer setor de atividade, permitindo que se diferenciem em um mercado cada vez mais complexo e em constante mudança. Conheça mais sobre os serviços oferecidos em www.apcergroup.com.

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