quinta-feira , 25 abril 2024
Capa » Notícias » Aprovado pela ANVISA o primeiro e único tratamento biológico para dermatite atópica grave para crianças a partir dos 6 anos

Aprovado pela ANVISA o primeiro e único tratamento biológico para dermatite atópica grave para crianças a partir dos 6 anos

Dupixent®, da Sanofi Genzyme, demonstrou melhora do prurido e da intensidade e extensão das lesões cutâneas nos pacientes de 6 a 11 anos já nas duas primeiras semanas de tratamento  

São Paulo, setembro de 2020 – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a indicação de Dupixent® (dupilumabe) para o tratamento de crianças de 6 a 11 anos com dermatite atópica grave cuja doença não está adequadamente controlada com terapia tópica ou quando estas não são recomendadas. Dupilumabe, da Sanofi Genzyme, é o primeiro e único medicamento biológico aprovado para tal indicação no Brasil.

A dermatite atópica é mais comum na infância, atingindo até 20% das crianças e até 3% dos adultos1. Trata-se de uma doença inflamatória crônica causada por uma resposta exagerada do sistema imunológico ao contato com um elemento irritante ou alérgeno, chamada de Inflamação tipo 22-4. A dermatite atópica pode ser classificada em leve, moderada ou grave, a depender da intensidade dos sintomas, e extensão e gravidade das lesões2-4. Os casos moderados e graves são os menos comuns, porém os que causam maior impacto físico e emocional, e prejuízo marcante na qualidade de vida dos pacientes. No caso dos pediátricos, o impacto também atinge os cuidadores.

“Em função do prurido e das lesões de pele aparentes que são bem características da doença, a criança com dermatite atópica moderada ou grave pode   apresentar traços de tristeza, ansiedade, distúrbios do sono e até mesmo estresse.  É uma enfermidade crônica com sintomas debilitantes que afetam não somente a criança, mas toda a família envolvida no seu dia a dia”, explica Suely Goldflus, diretora médica de Imunologia da Sanofi Genzyme. Durante os primeiros anos de vida, são os pais, avós ou cuidadores, os responsáveis pelos cuidados essenciais para o controle da doença e pode ser difícil explicar para as crianças a importância da rotina de tratamento e dos cuidados necessários com a pele.

A extensão da indicação de Dupixent® (dupilumabe) é baseada em estudos clínicos de eficácia e segurança que demonstraram justamente melhora significativa na intensidade e extensão das lesões cutâneas da doença e nos aspectos relacionados à qualidade de vida do paciente, como a aparência da pele e prurido. Após 16 semanas de tratamento, os pacientes relataram redução de 4 pontos na intensidade do prurido, além de pele com menos vermelhidão.

Aprovado desde 2018 para dermatite atópica em adultos, Dupixent® (dupilumabe) inaugurou uma nova geração de tratamentos biológicos também para adultos com asma e rinossinusite crônica grave com pólipo nasal. O medicamento é um anticorpo monoclonal humano desenvolvido especificamente para inibir a sinalização excessiva de duas citocinas, IL-4 e IL-13, que são consideradas as principais causas da Inflamação do tipo 2, processo inflamatório responsável por causar também outras doenças como asma e rinossinusite crônica.

O medicamento está indicado para pacientes de 6 a 11 anos com dermatite atópica  grave cuja doença não é adequadamente controlada com tratamentos tópicos ou quando estes tratamentos não são aconselhados; a partir de 12 anos para dermatite atópica  moderada a grave cuja doença não é adequadamente controlada com tratamentos tópicos ou quando estes tratamentos não são aconselhados; a partir dos 12 anos para asma grave com inflamação tipo 2, caracterizada por eosinófilos elevados no sangue e/ou FeNO (fração exalada de óxido nítrico) elevado e/ou dependência a corticosteroide oral; e como tratamento complementar para rinossinusite crônica grave com pólipo nasal (RSCcPN) em adultos que falharam à tratamentos prévios, ou que são intolerantes ou com contraindicação à corticosteroides sistêmicos e/ou cirurgia.

Dupixent® (dupilumabe) foi desenvolvido pela Regeneron e possui um acordo de colaboração global com a Sanofi.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores