quinta-feira , 28 março 2024
Capa » Notícias » Aprovado o primeiro e único tratamento biológico para dermatite atópica grave para crianças a partir dos 6 anos

Aprovado o primeiro e único tratamento biológico para dermatite atópica grave para crianças a partir dos 6 anos

Dupixent®, da Sanofi Genzyme, demonstrou melhora do prurido e da intensidade e extensão das lesões cutâneas nos pacientes de 6 a 11 anos já nas duas primeiras semanas de tratamento  

São Paulo, setembro de 2020 – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a indicação de Dupixent® (dupilumabe) para o tratamento de crianças de 6 a 11 anos com dermatite atópica grave cuja doença não está adequadamente controlada com terapia tópica ou quando estas não são recomendadas. Dupilumabe, da Sanofi Genzyme, é o primeiro e único medicamento biológico aprovado para tal indicação no Brasil.

A dermatite atópica é mais comum na infância, atingindo até 20% das crianças e até 3% dos adultos1. Trata-se de uma doença inflamatória crônica causada por uma resposta exagerada do sistema imunológico ao contato com um elemento irritante ou alérgeno, chamada de Inflamação tipo 22-4. A dermatite atópica pode ser classificada em leve, moderada ou grave, a depender da intensidade dos sintomas, e extensão e gravidade das lesões2-4. Os casos moderados e graves são os menos comuns, porém os que causam maior impacto físico e emocional, e prejuízo marcante na qualidade de vida dos pacientes. No caso dos pediátricos, o impacto também atinge os cuidadores.

“Em função do prurido e das lesões de pele aparentes que são bem características da doença, a criança com dermatite atópica moderada ou grave pode   apresentar traços de tristeza, ansiedade, distúrbios do sono e até mesmo estresse.  É uma enfermidade crônica com sintomas debilitantes que afetam não somente a criança, mas toda a família envolvida no seu dia a dia”, explica Suely Goldflus, diretora médica de Imunologia da Sanofi Genzyme. Durante os primeiros anos de vida, são os pais, avós ou cuidadores, os responsáveis pelos cuidados essenciais para o controle da doença e pode ser difícil explicar para as crianças a importância da rotina de tratamento e dos cuidados necessários com a pele.

A extensão da indicação de Dupixent® (dupilumabe) é baseada em estudos clínicos de eficácia e segurança que demonstraram justamente melhora significativa na intensidade e extensão das lesões cutâneas da doença e nos aspectos relacionados à qualidade de vida do paciente, como a aparência da pele e prurido. Após 16 semanas de tratamento, os pacientes relataram redução de 4 pontos na intensidade do prurido, além de pele com menos vermelhidão.

Aprovado desde 2018 para dermatite atópica em adultos, Dupixent® (dupilumabe) inaugurou uma nova geração de tratamentos biológicos também para adultos com asma e rinossinusite crônica grave com pólipo nasal. O medicamento é um anticorpo monoclonal humano desenvolvido especificamente para inibir a sinalização excessiva de duas citocinas, IL-4 e IL-13, que são consideradas as principais causas da Inflamação do tipo 2, processo inflamatório responsável por causar também outras doenças como asma e rinossinusite crônica.

O medicamento está indicado para pacientes de 6 a 11 anos com dermatite atópica  grave cuja doença não é adequadamente controlada com tratamentos tópicos ou quando estes tratamentos não são aconselhados; a partir de 12 anos para dermatite atópica  moderada a grave cuja doença não é adequadamente controlada com tratamentos tópicos ou quando estes tratamentos não são aconselhados; a partir dos 12 anos para asma grave com inflamação tipo 2, caracterizada por eosinófilos elevados no sangue e/ou FeNO (fração exalada de óxido nítrico) elevado e/ou dependência a corticosteroide oral; e como tratamento complementar para rinossinusite crônica grave com pólipo nasal (RSCcPN) em adultos que falharam à tratamentos prévios, ou que são intolerantes ou com contraindicação à corticosteroides sistêmicos e/ou cirurgia.

Dupixent® (dupilumabe) foi desenvolvido pela Regeneron e possui um acordo de colaboração global com a Sanofi.

Sobre a Sanofi Genzyme

A inovação para a ciência é um dos pilares da Sanofi Genzyme, a unidade de negócios global de doenças de alta complexidade da Sanofi, focada em cinco áreas: doenças raras, esclerose múltipla, oncologia, imunologia e doenças raras do sangue.

Dedicada a transformar os novos conhecimentos científicos em soluções para os desafios de saúde, com tratamentos para doenças normalmente difíceis de diagnosticar e caracterizadas como necessidades médicas não atendidas, a Sanofi Genzyme foi a primeira a desenvolver terapia de reposição enzimática para doenças de armazenamento lisossômico (LSDs).

Fundada como Genzyme em Boston (Estados Unidos) em 1981, rapidamente cresceu para se tornar uma das principais empresas de biotecnologia do mundo. A Genzyme tornou-se parte da Sanofi em 2011.

Sobre a Sanofi

A Sanofi se dedica a apoiar as pessoas ao longo de seus desafios de saúde. Somos uma companhia biofarmacêutica global com foco em saúde humana. Prevenimos doenças por meio de nossas vacinas e proporcionamos tratamentos inovadores para combater dor e aliviar sofrimento. Nós estamos ao lado dos poucos que convivem com doenças raras e dos milhões que lidam com doenças crônicas.

Com mais de 100 mil pessoas em 100 países, a Sanofi está transformando inovação científica em soluções de cuidados com a saúde em todo o mundo.

Sanofi, Empowering Life, uma aliada na jornada de saúde das pessoas.

Este material é dirigido exclusivamente à imprensa especializada como fonte de informação. Recomenda-se que o conteúdo não seja reproduzido integralmente. As informações veiculadas neste documento têm caráter apenas informativo e não podem substituir, em qualquer hipótese, as recomendações do médico ou farmacêutico nem servir de subsídio para efetuar um diagnóstico médico ou estimular a automedicação. O médico é o único profissional competente para prescrever o melhor tratamento para o seu paciente.

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores