quinta-feira , 18 abril 2024
Capa » Notícias » Anvisa recebe edição do centenário da Farmacopeia Brasileira

Anvisa recebe edição do centenário da Farmacopeia Brasileira

A edição comemorativa do primeiro centenário da Farmacopeia Brasileira é um marco da padronização de medicamentos no país.

A Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil (ACFB) – Academia Nacional de Farmácia apresentou e ofereceu à Anvisa a edição comemorativa do primeiro centenário da Farmacopeia Brasileira, obra que representa o marco da padronização de medicamentos no país. 

O trabalho de recuperação utilizou exemplares antigos e foi realizado com a adoção das mais avançadas tecnologias gráficas. No compêndio, três suplementos foram inseridos. O projeto resgata o trabalho de Rodolpho Albino Dias da Silva, autor da 1ª Farmacopeia Brasileira. 

A audiência foi realizada na sede da Anvisa, em Brasília, na última sexta-feira (24/9), e contou com a participação, por parte da ACFB, do presidente Michel Kfouri Filho, do primeiro vice-presidente Acácio Alves de Souza Lima Filho, do secretário geral Lauro Domingos Moretto e do coordenador do projeto, Pedro Gonçalves de Oliveira. O diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, e o diretor Rômison Rodrigues Mota receberam a edição especial. 

Entenda 

Durante o período imperial, inúmeras foram as tentativas de categorias profissionais e de autoridades para dotar o Brasil de uma farmacopeia. O trabalho pioneiro de Florentino Meira de Vasconcellos resultou na Pharmacopeia Paulista, publicada em 1917, sucedida pela Pharmacopeia dos Estados Unidos do Brasil, de Rodolpho Albino Dias da Silva, apresentada em 1922 no I Congresso Brasileiro de Farmácia. 

A Farmacopeia é o Código Oficial Farmacêutico do país, que estabelece os requisitos mínimos de qualidade para fármacos, insumos, drogas vegetais, medicamentos e produtos para saúde, por exemplo. Desde 1999, quando foi criada, a Anvisa assumiu a gestão da Farmacopeia Brasileira e é responsável pela atualização do compêndio. 

Fonte: Anvisa

Cadastre-se para receber as matérias também via WhatsApp

Portais de Notícias 2A+

Conteúdos exclusivos, matérias, entrevistas, artigos, eventos e muito mais todo dia, a qualquer momento, para fazer de você o seguidor melhor informado.

Jornalismo feito por Jornalistas.

Integramos os elos entre a indústria, os fornecedores, o varejo e o consumidor. A Qualidade que seleciona seguidores de Qualidade.

Os fornecedores que prestigiamos são os nossos anunciantes.

Faça network com o mercado, não disperse tempo e dinheiro, anuncie conosco. Quem tem poder de decisão está nos Portais 2A+. 

The best way to access the Brazilian life sciences industry market.

 

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores