quinta-feira , 28 março 2024
Capa » Notícias » Anvisa está na reta final de preparação para 1ª CNVS

Anvisa está na reta final de preparação para 1ª CNVS

Etapa nacional do evento ocorrerá entre os dias 27 de fevereiro e 2 de março em Brasília.

A Anvisa está em fase final de preparação para a 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (CNVS). A etapa nacional, que estava inicialmente prevista para ocorrer no final de 2017, foi reagendada e ocorrerá entre os dias 27 de fevereiro e 2 de março deste ano. O evento será em Brasília, no Centro de Eventos do Clube Ascade (SCES Trecho 02 Conjunto 10 Lote 18).

Em 2017, a Anvisa participou ativamente das etapas preparatórias da 1ª CNVS, articulando o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) para o debate sobre a construção de uma Política Nacional de Vigilância em Saúde composta, também, pelas ações de promoção e proteção à saúde realizadas pelos órgãos de Vigilância Sanitária.

Conheça as ações da Anvisa na 1ª CNVS

  • Representação e participação ativa nas Comissões Executiva; Organizadora; de Comunicação e Mobilização e na Comissão de Formulação e Relatoria da 1ª CNVS;
  • Instituição de Grupo de Trabalho interno e de subgrupos de formulação, mobilização e logística, com o objetivo de implementar medidas para ampliar a participação da Agência nas etapas da 1ª CNVS e de apoio ao evento;
  • Realização de três Conferências Livres na sede da Agência, em Brasília/DF, com participação de cerca de 250 representantes das secretarias estaduais de Saúde, secretarias municipais de Saúde das capitais e dos Conselhos de secretarias municipais de Saúde dos estados de todas as regiões do país, distribuídas da seguinte forma:

Conferência Livre com as Regiões Sul e Sudeste, realizada em 7 de junho de 2017;

Conferência Livre com a Região Nordeste, realizada em 13 de junho de 2017;

Conferência Livre com as Regiões Norte e Centro-Oeste, realizada em 27 de junho de 2017.

(Leia mais sobre as Conferências Livres acessando o link: http://portal.anvisa.gov.br/cnvs/conferenciaslivres).

  • Participação em eventos preparatórios à 1ª CNVS, com usuários, trabalhadores e gestores das áreas de Vigilância em Saúde:

Conferências Estaduais de Vigilância em Saúde: Pernambuco; Piauí; Espírito Santo; Tocantins; Minas Gerais; Paraíba; Amazonas; Maranhão e Roraima.

Outros eventos: Seminário Centrais Sindicais com Foco no Trabalho, realizado em São Paulo, Conferência Livre da Secretaria de Vigilância em Saúde/MS, realizada em Brasília/DF e Conferência Livre do Estado de Minas Gerais.

(Veja mais sobre a participação da Anvisa acessando a notícia: Anvisa participa de preparação para a Conferência Nacional de Vigilância em Saúde – acompanhe)

  • Produção e divulgação de material institucional elucidativo sobre as ações de Vigilância Sanitária, no âmbito da Vigilância em Saúde. (Veja os vídeos que a Anvisa produziu em: http://portal.anvisa.gov.br/cnvs/videos)
  • Elaboração e divulgação de propostas da Anvisa para compor as diretrizes da Política Nacional de Vigilância em Saúde, visando à consolidação das ações de promoção e proteção à saúde. (Conheça as propostas da Anvisa para a 1ª CNVS em: http://portal.anvisa.gov.br/cnvs/propostas).
  • Preparação de representantes para a etapa nacional, como delegados e convidados, além de comissões de apoio; de fiscalização e equipe de relatoria.

As Conferências de Saúde são o fórum máximo de deliberação sobre as políticas de Saúde. Assim, a 1ª CNVS será o momento de a sociedade civil debater e contribuir de forma democrática para a definição de diretrizes que vão orientar a formulação da Política Nacional de Vigilância em Saúde. Saiba mais sobre a 1ª CNVS em http://www.cnvs.org.br.

Fonte: Ascom/Anvisa

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores