sexta-feira , 29 março 2024
Capa » Notícias » Anvisa e Sindusfarma lançam pesquisa para conhecer perfil de quem notifica eventos adversos

Anvisa e Sindusfarma lançam pesquisa para conhecer perfil de quem notifica eventos adversos

A Anvisa e o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma) querem conhecer melhor como está sendo feita a notificação de eventos adversos e o perfil de quem faz os registros. Para isso, a Anvisa, juntamente com o Sindusfarma, lançou uma pesquisa que busca entender esse processo na rotina dos profissionais de saúde. O objetivo é identificar as práticas e os comportamentos dos notificadores em relação à farmacovigilância no país.
A pesquisa é curta e exige cerca de cinco minutos para ser respondida. As quatro primeiras questões identificam a categoria profissional do entrevistado (médico, enfermeiro, farmacêutico etc.), seu nível de escolaridade, sua faixa etária e região de atuação.

Logo depois, oito questões pretendem identificar como o notificador adquire ou adquiriu os conhecimentos que aplica na prática da farmacovigilância, a qual instituição o profissional se reporta quando há relatos e quais os critérios usados para decidir fazer ou não o registro, bem como sua principal motivação para informar um evento adverso.

Além disso, busca-se entender o que estimularia o profissional a notificar ou até aumentar a notificação de eventos adversos nos serviços de saúde. Na última etapa, o objetivo das questões é identificar onde a pessoa que notifica busca informações sobre os medicamentos que são prescritos.

No âmbito da Anvisa, a pesquisa está sendo conduzida pela Gerência de Farmacovigilância (GFARM).

Parceria  

O levantamento sobre farmacovigilância é resultado do Acordo de Cooperação Técnica 04, de 2018, firmado entre a Anvisa e o Sindusfarma, e de uma oficina realizada no dia 30 de novembro deste ano. A pesquisa que está em andamento no Brasil foi elaborada durante essa atividade, com base em um trabalho desenvolvido pela autoridade regulatória australiana (Therapeutic Goods Administration – TGA).

Fortalecimento da farmacovigilância  

Espera-se que os resultados obtidos pela iniciativa da Anvisa e do Sindusfarma sirvam de subsídio para a elaboração de estratégias com vistas à ampliação da coleta de informações sobre eventos adversos associados a medicamentos no país.

Ressalta-se que o monitoramento pós-mercado de medicamentos é uma atividade essencial do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), que permite análises cada vez mais amplas e completas sobre o perfil de segurança dos produtos em comercialização no país, sendo uma das prioridades da Anvisa. O objetivo é oferecer maior proteção aos usuários dos medicamentos.

Fonte: Anvisa

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores