quinta-feira , 25 abril 2024
Capa » Notícias » Amgen anuncia os primeiros resultados de imunoterapias inovadoras para tratar dois tipos de câncer do sangue

Amgen anuncia os primeiros resultados de imunoterapias inovadoras para tratar dois tipos de câncer do sangue

Resultados de estudos de Fase 1 divulgados no congresso da American Society of Hematology (ASH), mostram o potencial de duas imunoterapias que usam a tecnologia BiTE®, da Amgen, em pacientes intensamente pré-tratados com mieloma múltiplo e leucemia mieloide aguda.

A biofarmacêutica Amgen acaba de anunciar os primeiros resultados clínicos de estudos de fase 1, em que foram avaliadas a segurança e toxicidade de dois novos fármacos, as imunoterapias AMG 420 e AMG 330, que atuam respectivamente no tratamento de mieloma múltiplo recidivado e/ou refratário e leucemia mieloide aguda (LMA) recidivada ou refratária. Ambos os tratamentos usam como mecanismo de ação a tecnologia BiTE®, uma abordagem desenvolvida pela Amgen que estimula o próprio sistema imunológico do paciente a atacar as células tumorais. Os dados foram apresentados este mês durante o congresso da American Society of Hematology (ASH), em San Diego (EUA).

“Com base no sucesso com a única imunoterapia BiTE® já aprovada e disponível para pacientes com leucemia linfoblástica aguda, o blinatumumabe, a Amgen está enfatizando o compromisso com o potencial dessa tecnologia, avançando o desenvolvimento de aproximadamente uma dúzia de novas moléculas em alvos tumorais hematológicos e tumores sólidos (outros tipos de câncer) na esperança de continuar a oferecer avanços significativos para pacientes necessitados”, disse o Dr. David M. Reese, vice-presidente executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Amgen. “Estamos encorajados pelos resultados iniciais das imunoterapias BiTE® em investigação, AMG 420 e AMG 330, especialmente quando consideradas no contexto desses pacientes intensamente pré-tratados, muitos dos quais ficaram sem opções de tratamento disponíveis. Estamos ansiosos para compartilhar mais resultados do nosso pipeline BiTE® em encontros médicos futuros.”

Sobre o tratamento de pacientes com mieloma múltiplo com AMG 420

Estudo de Fase 1 de escalonamento de dose de AMG 420 (anticorpo biespecífico anti-antígeno de maturação de células B – BCMA e anti-CD3) em pacientes com mieloma múltiplo recidivado e/ou refratário, para avaliar segurança, tolerância e atividade antitumoral de acordo com os Critérios de Resposta Uniforme para Mieloma Múltiplo do International Myeloma Working Group de 2006.

No estudo, 42 pacientes com mieloma múltiplo recidivado e/ou refractário que apresentaram progressão após pelo menos duas linhas de tratamento anteriores (incluindo um inibidor de proteassoma e um imunomodulador) receberam AMG 420 em doses variadas [0,2 a 800 µg/dia (d)]. AMG 420 induziu respostas clínicas em 13 pacientes, incluindo respostas completas (CR) em sete pacientes. Quatro pacientes tratados na dose de 400 µg/d obtiveram respostas completas de doença residual mínima (DRM) negativas, significando que nenhuma célula de câncer foi detectável na medula óssea. A taxa de resposta objetiva com 400 µg/d foi de 70%, com seis pacientes ainda respondendo até 7,5 meses. Foi observada uma toxicidade limitante da dose até a dose de 400 µg/d.

Dos pacientes com eventos adversos (AEs) sérios (48%), 17 necessitaram de hospitalização e quatro tiveram hospitalização prolongada. AEs sérios incluíram infecções, polineuropatia periférica e um evento de cada: insuficiência hepática, insuficiência cardíaca, edema, obstrução biliar, compressão da medula espinhal, insuficiência renal e perda de peso. AEs sérios relacionados ao tratamento incluíram polineuropatia grau 3 em dois pacientes e edema grau 3 em um paciente. Foi observada síndrome de liberação de citocinas (CRS) em 16 pacientes. Neste estudo, a dose de 800 µg/dia foi determinada como não tolerável, já que dois dos três pacientes tratados com esta dose apresentavam toxicidades limitantes de dose. Dois pacientes morreram durante o curso do estudo devido a AEs considerados não relacionados ao tratamento.

“Estes primeiros dados em seres humanos de uma imunoterapia BiTE® direcionada a BCMA mostraram evidências encorajadoras da atividade de AMG 420, sem toxicidades importantes até a dose de 400 µg/d em pacientes com mieloma múltiplo recidivado e/ou refratário que receberam uma mediana de quatro terapias anteriores”, disse o Dr. Max S. Topp, professor do Hospital de Wuerzburg, Alemanha e investigador do estudo clínico de AMG 420. “Apesar dos recentes avanços no tratamento, o mieloma múltiplo continua a ser uma doença caracterizada por ciclos de recidiva e recorrência, exigindo terapias adicionais para ajudar a controlar a doença.”

O AMG 420 recebeu a designação de Análise Rápida pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA, um processo projetado para facilitar o desenvolvimento e agilizar a revisão de drogas para tratar doenças sérias e preencher uma necessidade médica não atendida.

Sobre o tratamento de pacientes com Leucemia Mieloide Aguda (LMA) com AMG 330

O estudo fase 1 de escalonamento de dose avaliou, 40 pacientes com LMA recidivada ou refratária que receberam AMG 330 (anticorpo biespecífico anti-CD33 e anti-CD3) em coortes de 12 doses com um intervalo de dose-alvo de 0,5 a 480 µg/dia. Os objetivos do estudo foram avaliar a segurança, farmacocinética e farmacodinâmica de AMG 330 e estimar a dose máxima tolerada. Os resultados mostraram que dois pacientes no estudo clínico obtiveram CR na dose de 240 µg/d e dois pacientes obtiveram CR com recuperação incompleta do hemograma, um na dose de 240 µg/d e um na dose de 120 µg/d. As CRs não foram mantidas além de um ciclo de tratamento.

Os pacientes no estudo clínico receberam uma mediana de um ciclo de AMG 330 (intervalo: 1-6). AEs sérios foram observados em 73% dos pacientes (relacionados ao tratamento em 17 pacientes). Os AEs sérios mais comuns observados em mais de um paciente incluíram CRS (n = 11), neutropenia febril (n = 7), pneumonia (n = 4), leucopenia (n = 4), pirexia (n = 3), trombocitopenia (n = 3) e hematoma subdural (n = 2). Um paciente morreu no estudo devido à progressão da LMA e um devido a hemorragia intracraniana (nenhuma foi relacionada com o tratamento). Houve toxicidades dose-limitantes de CRS grau 2 e fibrilação ventricular grau 4 com uma dose alvo de 480 µg/d administrada como regime de etapa única.

“A maioria dos pacientes adultos com LMA não será curada com quimioterapia padrão, ressaltando a necessidade de opções de tratamento inovadoras para aqueles que recidivaram ou são refratários aos tratamentos disponíveis atualmente”, disseram Dr. Farhad Ravandi, Janiece e Stephen A. Lasher. professor de medicina e chefe de seção de Terapêutica de Desenvolvimento no Departamento de Leucemia da Universidade do Texas – MD Anderson Cancer Center e investigador do estudo clínico de AMG 330. “Esses dados iniciais são encorajadores, pois indicam que AMG 330 pode ter atividade antileucêmica em pacientes intensamente pré-tratados com LMA recidivada ou refratária, validando a necessidade de avaliação contínua da plataforma BiTE® direcionada ao CD33.”

Sobre a Tecnologia BiTE®

A tecnologia de construção de anticorpos biespecíficos engajador de células T BiTE®, desenvolvida pela Amgen, é uma abordagem de tratamento inovadora que ajuda o sistema imunológico (células T) do corpo a atacar as células cancerígenas sem a remoção das células imunológicas do paciente. A Amgen está estudando uma série de imunoterapias BiTE®, com alvos distintos, através de uma variedade de tumores hematológicos e tumores sólidos. A construção de anticorpo biespecífico BiTE® pode ser projetada para atingir um antígeno tumoral expresso por um tipo de célula de câncer e conectá-la às células T, com a intenção de fazer com que as células T injetem toxinas que desencadeiem a morte das células cancerosas (apoptose). A Amgen está desenvolvendo construções de anticorpos BiTE® para atacar de forma única (ou especificamente) numerosas neoplasias hematológicas e tumores sólidos.

Sobre a Amgen

A Amgen tem o compromisso de desvendar o potencial da biologia para pacientes que sofrem de doenças graves por meio da descoberta, desenvolvimento, fabricação e concretização de terapias humanas inovadoras. Essa abordagem começa com o uso de ferramentas como genética humana avançada para desvendar as complexidades da doença e entender as bases da biologia humana.

A Amgen está focada em áreas em que muitas necessidades médicas não são atendidas e faz uso de sua experiência para buscar soluções que melhorem os desfechos em saúde e que melhore muito a vida das pessoas. Pioneira em biotecnologia desde 1980, a Amgen cresceu e se tornou uma das empresas líderes em biotecnologia independente no mundo, atingiu milhões de pacientes pelo globo e está desenvolvendo um pipeline de medicamentos com potencial revolucionário.

Para mais informações, visite http://www.amgen.com.br/

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores