sexta-feira , 19 abril 2024
Capa » Notícias » Aché realiza doação de espirômetros para hospitais no Brasil em prol da Semana de Conscientização da Asma

Aché realiza doação de espirômetros para hospitais no Brasil em prol da Semana de Conscientização da Asma

Ação visa garantir acesso ao diagnóstico e tratamento da asma, doença que afeta mais de 20 milhões de pessoas no Brasil

São Paulo, maio de 2022 — A Asma é uma das doenças crônicas mais comuns do Brasil e afeta tanto crianças quanto adultos. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, existem no país cerca de 20 milhões de pacientes asmáticos. Trata-se de uma doença muitas vezes silenciosa e pouco conhecida. Por isso, é fundamental conscientizar a população sobre seus sintomas e riscos.

O Dia Mundial da Asma, lembrado na primeira terça-feira de maio, é justamente o momento de trazer esse alerta para a sociedade. Por isso, em prol da conscientização sobre a importância do diagnóstico e tratamento correto de doenças respiratórias, o Aché Laboratórios Farmacêuticos está doando oito espirômetros — aparelho que mede a função pulmonar – para unidades hospitalares públicas e filantrópicas que tratam de doenças respiratórias, que inclui além da asma, a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). A doação irá beneficiar as Secretariais Estaduais de Saúde, Hospitais Universitários e Santa Casa de oito estados do Brasil: Pará, Rio Grande do Norte, Alagoas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Paraná e Rio de Janeiro.

A asma é um tipo de doença que os sintomas variam muito de pessoa para pessoa. Sua causa ainda é pouco conhecida, mas pode ocorrer devido a fatores genéticos e ambientais que causam a inflamação dos brônquios, falta de ar, tosse, chiado e sensação de aperto no peito. O tratamento é avaliado de forma individual pelo médico e geralmente ocorre com medicações que aliviam os sintomas, além de prevenir e controlar as crises da doença. “A asma é um sério desafio de saúde pública e se o tratamento correto não for realizado, a pessoa terá complicações significativas, que podem afetar sua qualidade de vida e desempenho social. Pergunte sempre ao seu médico qual é a melhor forma de manejo para cada caso“, diz Rafael Rodrigues de Miranda, Gerente Médico-Científico do Aché. Este é o segundo ano que realizamos a doação de espirômetros para unidades de saúde no País, em linha com nosso compromisso social e promovendo a nossa missão de levar mais vida para os brasileiros.”

Como funciona a espirometria:

Também conhecida como Teste de Sopro, a Espirometria – exame que mede a quantidade de ar que uma pessoa é capaz de inspirar ou expirar a cada vez que respira. Este teste é solicitado pelo médico para avaliar o ar que a pessoa assoprou e qual a velocidade. Após avaliação, alguns indicadores são calculados para entender como está o funcionamento do pulmão. Se o resultado indicar alguma alteração na função respiratória, outros exames serão solicitados para poder confirmar um diagnóstico de doenças respiratórias, como asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) ou alergias respiratórias.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores