sexta-feira , 29 março 2024
Capa » Notícias » Aché lança playlist “Música Pela Memória” no Spotify
Aché lança playlist “Música Pela Memória” no Spotify

Aché lança playlist “Música Pela Memória” no Spotify

Projeto busca resgatar a memória dos pacientes com a Doença de Alzheimer ao colocá-los em contato com suas lembranças por meio da música.

A Doença de Alzheimer, ainda sem cura, é caracterizada por uma progressiva e irreversível perda de algumas funções cognitivas e intelectuais, entre elas, a perda, em diferentes graus, da memória. A doença acomete principalmente idosos e é a principal justificativa de demência em pessoas acima de 60 anos. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o número de idosos no Brasil cresce a cada ano e, com a expectativa de vida elevada, aumenta-se também o número de casos de Alzheimer. No Brasil, hoje já existem cerca de 1,2 milhão de casos, sendo 100 mil novos episódios por ano.

Pensando nisso, o Aché lança gratuitamente uma playlist no Spotify, serviço de streaming de música on-line, focada na informação e compreensão acerca do problema. O projeto intitulado “Música Pela Memória” estará disponível a partir de 21 de setembro, Dia Mundial da Doença de Alzheimer; e inicialmente contará com 10 canções de cada década (entre os anos 1930 e 1970), tanto nacionais quanto internacionais. As playlists serão atualizadas periodicamente. Acesse o Spotify, busque o perfil “musicapelamemoria” e relembre grandes momentos!

Diversos estudos sobre a doença mostram que a música tem o poder de resgatar memórias que nos conduzem para lugares específicos no tempo, trazendo à tona lembranças mais profundas. Esse poder da música se torna ainda mais especial para os afetados pelo Alzheimer, pois possibilita o reestabelecimento do contato dessas pessoas com o mundo e com sua própria história.

O Aché, cumprindo a sua missão de levar mais vida às pessoas onde quer que elas estejam, dispõe de um portfólio completo para o tratamento de todas as fases do Alzheimer e disponibiliza, gratuitamente aos cuidadores, uma plataforma on-line com dicas em vídeo para o dia a dia dos cuidadores que pode ser acessada em: www.cuidadospelavida.com.br/cuidador

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores