quinta-feira , 18 abril 2024
Capa » Notícias » Aché desenvolve tratamento inovador para ansiedade e estresse pós-traumático com farmacêutica global

Aché desenvolve tratamento inovador para ansiedade e estresse pós-traumático com farmacêutica global

McQuade Center for Strategic Research and Development, uma subsidiária da empresa farmacêutica Otsuka, irá conduzir estudos de fase 1 junto ao laboratório brasileiro

O Aché Laboratórios Farmacêuticos acaba de firmar uma parceria com o McQuade Center for Strategic Research and Development (MSRD), membro do grupo Otsuka, para conduzir o desenvolvimento clínico inicial de uma terapia com potencial para tratar os transtornos de ansiedade generalizada (TAG) e de estresse pós-traumático (TEPT). O laboratório brasileiro, que investiu quase dez anos em pesquisas sobre o composto denominado ACH000029, une sua vasta experiência ao MSRD, que contribuirá com seu amplo e reconhecido conhecimento em psiquiatria nesta união promissora em prol da saúde mental. O acordo propõe que o MSRD e o Aché colaborem para avançar com o composto ACH000029 por meio de estudos clínicos de fase 1, com a oportunidade de expandir a parceria após esses estudos.

“O Aché vem se dedicando há anos ao desenvolvimento desta potencial terapia, que representa um importante avanço no campo dos transtornos psiquiátricos. Somos uma empresa que busca inovar continuamente, encontrando soluções para atender às mais diversas expectativas dos profissionais da saúde e as necessidades dos consumidores. Em um cenário onde as estatísticas apontam aumento significativo de diagnósticos relacionados à ansiedade e ao estresse, estamos entusiasmados em unir forças com o MSRD / Otsuka, acreditando que essa parceria contribuirá diretamente com o propósito do Aché de levar mais vida às pessoas”, afirmou Vânia Machado, presidente do Aché Laboratórios Farmacêuticos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o Brasil tem a maior prevalência de pessoas com ansiedade do mundo¹ e, desde o início da pandemia de Covid-19, os casos de distúrbios psicológicos têm aumentado: estudo realizado recentemente mostra que 80% da população brasileira ficou mais ansiosa com a chegada do novo coronavírus². Nos Estados Unidos, a doença também é representativa, sendo o principal problema emocional entre americanos adultos, afetando cerca de 40 milhões de pessoas³.

“Sabemos que os efeitos debilitantes do transtorno de ansiedade generalizada e do transtorno de estresse pós-traumático são de longo alcance”, disse Robert McQuade, PhD, presidente, MSRD e diretor de Estratégia, Otsuka Pharmaceutical Development & Commercialization, Inc. “Estamos ansiosos com a nossa colaboração com Aché e entusiasmados com o que essa molécula pode significar para os pacientes”. Até o momento, o Aché investiu R$ 17,6 milhões em pesquisa e desenvolvimento para o ACH000029. Novos investimentos serão feitos pelo Aché em parceria com o MSRD nas etapas iniciais do desenvolvimento clínico deste composto. TAG e TEPT ainda representam grandes necessidades médicas não atendidas. Portanto, novas terapias são necessárias com o potencial de gerar melhores respostas terapêuticas. Em 2021, o Aché já lançou 29 produtos e estima o lançamento de mais sete até o final do ano.

Referências:

  1. Organização Mundial da Saúde (OMS). Depressão e outros transtornos mentais comuns: Estimativas globais de saúde. 2017.
  2. Goularte JF, Serafim SD, Colombo R, Hogg B, Caldieraro MA, Rosa AR. COVID-19 e saúde mental no Brasil: Sintomas psiquiátricos na população em geral. J Psychiatr Res. 2021. P. 32 — 27. Disponível em: Acesso em 15 set 2021.
  3. Anxiety and Depression Association of America (Associação de Ansiedade e Depressão da América). Fatos e estatísticas. 2021. Disponível em: Acesso em 16 set 2021.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores