domingo , 21 julho 2024
Capa » Notícias » ACESSA renova acordo de cooperação técnica com a Fiocruz

ACESSA renova acordo de cooperação técnica com a Fiocruz

Parceria aliada com ciência e tecnologia de dados em Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs) em farmácias e instituições de saúde de todo o Brasil para mapear e antecipar riscos de surtos de doenças virais respiratórias.

A ACESSA (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para o Autocuidado em Saúde), antiga ABIMIP, renovou em 17 de junho, o acordo de cooperação técnica com a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e a IQIVIA Solutions do Brasil para compartilhamento de informações que permitam o mapeamento de áreas de risco significativo para início de surtos e a identificação de doenças virais respiratórias com potencial de causar uma endemia ou pandemia. 

Esta parceria, já firmada no ano passado, tem informações levantadas pela empresa de inteligência de dados, IQVIA, que faz a apuração do uso e distribuição de produtos, sejam eles oriundos de farmácias, hospitais ou outros empreendimentos do setor de saúde, para o tratamento dos sintomas ligados a problemas respiratórios e que servirão de suporte à Fiocruz no trabalho de identificar de forma preventiva as áreas com risco significativo de início de surtos de doenças virais respiratórias.

Este trabalho está em linha com o posicionamento da ACESSA, que tem como missão aumentar a conscientização do consumidor sobre os benefícios que a prática do Autocuidado, 24 horas por dia, 7 dias por semana, promove para a saúde e o bem-estar. 

Segundo Cibele Costa Zanotta, Presidente Executiva da ACESSA, a Associação pode fortalecer sua atuação ao colaborar com a Fiocruz na construção de um sistema de saúde que atua de forma preventiva. “Com tudo que vivemos e o papel essencial da ciência durante a pandemia da Covid-19, reforça a importância de pesquisas e a cooperação na coleta de informações confiáveis. A Fiocruz vem tendo um papel cada vez mais importante no combate a doenças respiratórias. Por meio desta parceria, os MIPs – Medicamentos isentos de prescrição – irão ajudar não apenas as pessoas que precisam tratar sintomas leves que causam mal-estar, mas toda a população brasileira. Além de contribuir para que o país tenha um sistema que vise a prevenção de situações de crise de saúde pública”, comentou.

Sobre a ACESSA

A ACESSA (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para o Autocuidado em Saúde) reúne os principais fabricantes nacionais e internacionais de medicamentos isentos de prescrição (MIPs), que, juntos, representam 80% do mercado brasileiro relevante deste tipo de medicamento. A entidade é a antiga ABIMIP (Associação Brasileira da Indústria de Medicamentos Isentos de Prescrição) e mudou de nome em fevereiro de 2022, ampliando seu escopo de trabalho, com o objetivo de acompanhar a evolução na sociedade, no mercado e congregar todos os esforços para ser reconhecida como referência na promoção do Autocuidado em saúde e bem-estar. Esta adequação vem em resposta a uma grande pergunta: se os MIPs são ferramentas fundamentais no Autocuidado, por que não incluir os demais produtos e serviços com essa finalidade? Assim, se ampliam e fortalecem as ações da Entidade e o debate do Autocuidado em saúde perante os diversos públicos que integram essa equação. Vale ressaltar que o Autocuidado, vem, segundo a International Selfcare Foundation (ISF), distribuído em sete pilares essenciais, desde o acesso a informações de qualidade sobre o tema até o uso racional de recursos de saúde.

Para mais informações, visite acessa.org.br.

Siga a ACESSA no LinkedIn: https://bit.ly/3DT3aQD

Siga a ACESSA no Instagram: https://bit.ly/3JK5Lh3   

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores