sexta-feira , 19 julho 2024
Capa » Notícias » Acessa assina protocolo de intenções para estabelecer cooperação técnica e operacional com a Fiocruz

Acessa assina protocolo de intenções para estabelecer cooperação técnica e operacional com a Fiocruz

Consumo de medicamentos isentos de prescrição em farmácias e instituições de saúde ajudarão a monitorar riscos de surtos de doenças virais respiratórias

A Acessa (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para o Autocuidado em Saúde), antiga ABIMIP, firmou hoje, 6 de abril, protocolo de intenções para estabelecer cooperação técnica e operacional com a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) para o compartilhamento de informações relacionadas ao consumo de medicamentos isentos de prescrição que permitam, juntamente com outras fontes de dados, a identificação de possíveis áreas de risco para início de surtos e a identificação de doenças virais respiratórias com potencial de causar uma endemia ou pandemia. 

As informações serão levantadas pela empresa de inteligência de dados, IQVIA Solutions do Brasil, que fará a apuração do uso e distribuição de medicamentos, sejam eles oriundos de farmácias, hospitais ou outros empreendimentos do setor de saúde, para o tratamento dos sintomas ligados a problemas respiratórios e que servirão de suporte à Fiocruz no trabalho de identificar de forma preventiva as áreas com risco significativo de início de surtos de doenças virais respiratórias.

A parceria está alinhada com o posicionamento da Acessa que trabalha para aumentar a conscientização sobre os benefícios que a prática do Autocuidado promove para a saúde e o bem-estar das pessoas, 24 horas por dia, 7 dias por semana. 

A Acessa  já possui parcerias com órgãos ligados ao Ministério da Saúde voltadas a colaborar com informações sobre os benefícios do uso responsável dos medicamentos isentos de prescrição (MIPs). E agora a associação também tem atuado para auxiliar o país a ter uma política de saúde focada nas pessoas e na atenção primária e preventiva de doenças.

Segundo Rodrigo Garcia, presidente da Acessa , a associação contribuirá com uma importante fonte de dados para o sistema que vem sendo desenvolvido pela Fiocruz para detecção precoce de surtos de doenças. “A Fiocruz vem tendo um importante papel no combate à Covid-19 e, por meio desta parceria, os medicamentos isentos de prescrição (MIPs) irão ajudar não apenas as pessoas que precisam tratar sintomas que causam mal-estar, mas também ajudarão o país a ter um sistema que vise a prevenção de situações de crise de saúde pública”. 

O protocolo de intenções para estabelecer cooperação técnica e operacional terá duração de dois anos e pode ser ampliado pelas instituições após esse período. 

Sobre a Acessa 

A Acessa  (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para o Autocuidado em Saúde) reúne os principais fabricantes nacionais e internacionais de medicamentos isentos de prescrição (MIPs), que, juntos, representam 80% do mercado brasileiro relevante deste tipo de medicamento. A entidade é a antiga ABIMIP (Associação Brasileira da Indústria de Medicamentos Isentos de Prescrição) e mudou de nome em fevereiro de 2022, ampliando seu escopo de trabalho, com o objetivo de acompanhar a evolução na sociedade, no mercado e congregar todos os esforços para ser reconhecida como referência na promoção do AUTOCUIDADO em saúde e bem-estar. Vale ressaltar que o Autocuidado, vem, segundo a OMS, distribuído em sete pilares essenciais, desde o acesso a informações de qualidade sobre o tema até o uso racional de recursos de saúde.

Esta adequação vem em resposta a uma grande pergunta: se os MIPs são ferramentas fundamentais no Autocuidado, por que não incluir os demais produtos e serviços com essa finalidade? Assim, se ampliam e fortalecem as ações da Entidade e o debate do Autocuidado em saúde perante os diversos públicos que integram essa equação.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores