quinta-feira , 25 abril 2024
Capa » Notícias » Abrafarma defende continuidade do programa Farmácia Popular

Abrafarma defende continuidade do programa Farmácia Popular

A Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) uniu-se a outras importantes entidades do setor farmacêutico para se posicionar contra a redução de custos do programa Aqui tem Farmácia Popular. Criada em 2007 em parceria com o governo federal, a iniciativa possibilita à população a compra de medicamentos com subsídios de até 90% na iniciativa privada.

Em novembro de 2017, o governo havia sinalizado a intenção de acabar com o programa, chegando a fechar 400 lojas da rede própria. Agora, está em vias de reformular o modelo de pagamento para estabelecimentos particulares credenciados, comprometendo o fornecimento mensal e gratuito de medicamentos para 20 milhões de brasileiros. Segundo o Ministério da Saúde, o custo seria reduzido de R$ 2,6 bilhões para R$ 1,85 bilhão.

Atualmente, 28 mil farmácias particulares participam do programa, contribuindo para cobrir as lacunas da rede pública na distribuição de remédios em 5.600 municípios brasileiros. Hoje, as farmácias recebem um reembolso do governo a cada unidade de medicamento dispensada, com base em uma tabela de valores regulamentada na Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed). Porém, a redução do reembolso inviabiliza o acordo.

“Os preços sugeridos pelo governo, e que preveem redução de até 60%, não compensam os custos. As farmácias não conseguirão receber menos do que pagam para a indústria”, afirma Sergio Mena Barreto, presidente executivo da Abrafarma. “O Farmácia Popular é considerado, pelo próprio poder público e por avaliações feitas em todo o país, o mais bem sucedido projeto de saúde pública do Brasil. Mas sem reajustes no valor de referência desde que foi criado e, agora, com o corte proposto, o programa tende à extinção. É lamentável”, acrescenta.

Representantes da cadeia farmacêutica entendem que o Aqui tem Farmácia Popular pode ser aperfeiçoado e propõem discussão entre as partes. “O Ministério da Saúde, conforme a palavra de seu titular, decidiu criar em 30 de janeiro um Grupo de Trabalho para analisar melhorias. Até agora, esse grupo jamais foi reunido”, critica Barreto.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores