terça-feira , 23 abril 2024
Capa » Notícias » ABNT certifica pisos da HR Industrial

ABNT certifica pisos da HR Industrial

A HR Industrial Revestimentos Especiais de Borracha Eirelli, situada em Diadema (SP), é a segunda empresa a receber certificação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) referente a pisos absorventes de impacto. Aplicado em playgrounds e brinquedotecas, principalmente, devido à capacidade de amortecer impacto em casos de quedas dos pequenos usuários, o piso da HR é produzido com borracha proveniente de tampas de medicamentos recicladas. No ano passado, em 17 de agosto, a ABNT certificou a MP Multi Pisos Ecológicos Ltda., instalada no município de Taboão da Serra (SP) e que também utiliza borracha reciclada em seu processo de produção.

A certificação da HR foi concedida no dia 11 de setembro, sendo cumpridas as seguintes etapas: análise de documentos; auditoria; coleta de amostras para ensaios que foram realizados no laboratório Novo Lab; análise dos resultados; e emissão do certificado.

De caráter voluntário, esta certificação tem como base a norma ABNT NBR 16071-3 – Playgrounds – Parte 3: Requisitos de segurança para pisos absorventes de impacto.

Atualmente, a ABNT dispõe de mais de 400 programas de certificação, em  diversos segmentos, sendo o Organismo Certificador de Produtos (OCP) com o maior escopo de acreditação junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Empresas interessadas em obter a certificação da ABNT devem fazer contato pelo e-mail  [email protected] e em seguida receberão a relação de todos os documentos necessários para o processo.

Sobre a ABNT – A ABNT é o Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela gestão do processo de elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC), influenciando o conteúdo de normas e procurando garantir condições de competitividade aos produtos e serviços brasileiros, além de exercer seu papel social. Além disso, a ABNT também é um Organismo de Avaliação da Conformidade acreditado pelo Inmetro para a certificação de diversos produtos, sistemas e programas ambientais, como o rótulo ecológico e a verificação de inventários de gases de efeito estufa.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores