sexta-feira , 19 abril 2024
Capa » Medicina » A importância da água e de alguns alimentos para a cicatrização

A importância da água e de alguns alimentos para a cicatrização

Uma das coisas mais importantes nos pós operatório é a importância da boa hidratação e alimentação para a recuperação do corpo e boa cicatrização.

Após uma cirurgia o corpo como um todo entende que sofreu uma agressão e dispara vários mecanismos para sua defesa mudando assim todo seu metabolismo. Uma das formas para uma boa recuperação é manter o corpo hidratado, com ingestão de 2 a 3 litros de água por dia.

A água é um dos principais elementos necessários para nossas reações enzimáticas e manter nosso metabolismo. Além de ser umas das precauções para evitar eventos tromboembólicos. Faz os rins funcionarem adequadamente excretando os metabólitos tóxicos.

Para o cirurgião plástico Dr Juliano Souto Ferreira “ Após tratamentos estéticos ou cirurgias plásticas há uma série de cuidados para que o resultado do procedimento seja favorável, bem como para mantê-lo. Entre eles esta um método muito simples, eficaz e econômico que é beber água”.

Segundo o especialista, a água não deve ser ingerida nem muito e nem pouco. Na dose certa, ela evita desidratação e não potencializa o efeito diurético, aquela vontade de fazer xixi muitas vezes.

Portanto, o ideal é que, no período de recuperação de uma cirurgia, sejam ingeridos por volta de 2 litros de água por dia.

De forma geral a alimentação deve ser baseada em proteínas de alto valor biológico como carnes, frango, peixes e ovos. Muito importante os bons carboidratos de baixos índices glicêmicos para dar a energia necessária para a recuperação. Vitaminas como a vitamina C é muito importante para a formação do colágeno e uma boa cicatrização. Por isso é contra indicado fazer dietas restritivas nos primeiros 30 dias de pós cirurgia sem orientação adequada.

Isto também vale para manter bem a saúde, independente de fazer uma cirurgia ou não.

Mais sobre Dr Juliano Souto Ferreira:

Cirurgião Plástico – DR. JULIANO SOUTO FERREIRA – CRM SP 116386 Formado em medicina pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste).

Residência médica de cirurgia geral pelo Hospital Prof. Dr. Alipio Corrêa Neto. Residência de cirurgia plástica pelo Hospital dos Defeitos da Face (atual Hospital da Cruz Vermelha Brasileira). Membro especialista em cirurgia plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.Preceptor da residência de cirurgia plástica do Hospital da Cruz Vermelha Brasileira. Médico do corpo clínico do Hospital São Luiz do Itaim.Médico do corpo clínico do Hospital Sírio Libanês.

Site: http://drjulianosouto.com.br/

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores