quinta-feira , 25 abril 2024
Capa » Notícias » 80% das pequenas indústrias no Estado de São Paulo tiveram funcionários afastados por sintomas de gripe ou covid

80% das pequenas indústrias no Estado de São Paulo tiveram funcionários afastados por sintomas de gripe ou covid

Na soma total, entre micro e pequenas indústrias, foram quatro afastamentos por covid, em média

De acordo com pesquisa realizada pelo Datafolha, a pedido do Sindicato das Micro e Pequenas Indústrias do Estado de São Paulo (SIMPI), em janeiro, uma em cada três micro e pequenas indústrias no Estado de São Paulo teve funcionários afastados por sintomas de covid-19 ou gripe. Entre as pequenas, oito em cada dez tiveram casos de afastamento. Conforme gráfico a seguir:

Impacto da covid

Em média, 19% das micro e pequenas indústrias tiveram quarto ou mais funcionários afastados por covid ou gripe e 43% tiveram entre dois e três afastamentos. Para 39% das empresas, o impacto foi de um funcionário afastado por covid ou gripe. O levantamento considera micro e pequenas indústria com até 48 funcionários.

Prejuízos

Com relação aos negócios, 33% das micro e pequenas indústrias consideram que foram muito prejudicadas pelo afastamento de funcionários em função de covid ou gripe. Para 51%, os afastamentos prejudicaram pouco e apenas 16% não reportaram prejuízo.

Para o presidente do Simpi, Joseph Couri, os prejuízos constatados na pesquisa são irrecuperáveis. “A empresa perdeu a força de trabalho e, com isso, perdeu a condição de produção, ou seja, a micro ou pequena indústria teve de arcar com as despesas inerentes ao processo, mas não teve em contrapartida o faturamento, nem perspectiva de recuperação desses prejuízos causados pela ausência dos funcionários”. Couri acrescenta ainda que a pandemia fez com que as empresas tivessem que enxugar o quadro de funcionários, deixando o mínimo necessário para manter a produção, por isso, a situação típica de contar com um substituto disponível dentro da própria empresa não existe mais. “Hoje o afastamento se traduz diretamente em ausência de trabalho e perda de produção”, completa. Para ele, a única saída para minimizar o impacto da covid e gripe nas empresas a médio e longo prazo é a vacinação.

Sobre a pesquisa

O Indicador de Atividade da Micro e Pequena Indústria de São Paulo, encomendado pelo SIMPI e efetuada pelo Datafolha, é reconhecido como antecipador de tendência. É importante salientar que 42% das MPI’s de todo Brasil estão em São Paulo. A coleta de dados ocorreu de 16 a 29 janeiro 2022. A íntegra das pesquisas anteriores, desde março de 2013, está disponível no site (http://www.simpi.org.br).

Pesquisa Nacional, realizada em dezembro de 2021, feita pela Datafolha com 2090 entrevistas e 2% de margem de erro, constatou que 16 milhões de pessoas acima de 16 anos conhecem o SIMPI com 94% de aprovação.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores