quinta-feira , 18 abril 2024
Capa » Home » 30% do parque instalado de máquinas está pronto para o SNCM
30% do parque instalado de máquinas está pronto para o SNCM

30% do parque instalado de máquinas está pronto para o SNCM

Segundo dados fornecidos pelos fornecedores de equipamentos, hoje o setor farmacêutico tem aproximadamente 1205 linhas de embalagem que teriam que ser adequadas com tecnologia de impressão, captura, armazenamento e transmissão eletrônica de dados.

No dia 14 de janeiro foi realizada a Reunião de Preparação dos Fornecedores de Sistemas de Rastreabilidade de Medicamentos do SETRM. O objetivo foi levantar informações e trazer um panorama geral sobre como a indústria farmacêutica se preparou até aqui para a implantação do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (SNCM).

A conclusão dos fornecedores é que é possível fazer a implantação em 5 fases. Simplificações na IN poderiam tornar a implantação mais tranquila e econômica:

  • Publicação de plano de implantação no site da Anvisa;
  • Implementação da serialização em % de Progresso – Abril de 2021 até Abril de 2024
  • Testes de conectividade da Indústria para a Distribuição de Abril de 2022 à Abril de 2023
  • Testes de conectividade da Distribuição para a Dispensação de Abril de 2023 até abril de 2024;
  • Implantação da consistência de dados até abril de 2025.

Participaram da reunião empresas como a T2 Software, Antares Vision, Videojet, Systech e Tracelink, que contribuíram com dados e estratégias que pudessem ser adotadas para a conclusão do sistema de rastreamento de medicamentos no Brasil.

Segundo dados fornecidos pelos fornecedores de equipamentos, hoje o setor farmacêutico tem aproximadamente 1205 linhas de embalagem que teriam que ser adequadas com tecnologia de impressão, captura, armazenamento e transmissão eletrônica de dados.

Dessas 1205 linhas, já há no Brasil aproximadamente 355 linhas já adquiridas por fabricantes com plantas instaladas no Brasil. Dessas 355, 174 já estão instaladas e validadas, 107 instaladas e não validadas e 74 em processo de validação.

Isso demonstra que o nível de prontidão do setor já é de aproximadamente 30% quando se fala em investimento para adequação das linhas de embalagem.

Além dos números acima, com base na experiência dos fornecedores já pode-se ter uma expectativa do número de linhas que temos que instalar por ano e já se sabem que não seria possível alcançar esses números até abril de 2022.

Para se ter uma ideia, são necessários em média pelo menos 180 dias para adequar uma linha de embalagem à serialização. Esse é o tempo necessário para fabricar, importar e instalar os equipamentos na linha de embalagem.

Assista ao vídeo completo do evento:

Texto produzido com informações do site Rastreabilidade.com e do SETRM

Cadastre-se para receber as matérias também via WhatsApp

Portais de Notícias 2A+

Conteúdos exclusivos, matérias, entrevistas, artigos, eventos e muito mais todo dia, a qualquer momento, para fazer de você o seguidor melhor informado.

Jornalismo feito por Jornalistas.

Integramos os elos entre a indústria, os fornecedores, o varejo e o consumidor. A Qualidade que seleciona seguidores de Qualidade.

Os fornecedores que prestigiamos são os nossos anunciantes.

Faça network com o mercado, não disperse tempo e dinheiro, anuncie conosco. Quem tem poder de decisão está nos Portais 2A+. 

The best way to access the Brazilian life sciences industry market.

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores