quinta-feira , 28 março 2024
Capa » Notícias » 10 dúvidas sobre o processo seletivo em 2022 que todos os candidatos precisam saber

10 dúvidas sobre o processo seletivo em 2022 que todos os candidatos precisam saber

Processo seletivo desperta dúvidas! Quando o candidato participa de processos de recrutamento e seleção, é compreensível a ansiedade tomar conta. Estamos falando de um novo empego, que vai mudar a realidade deste candidato e abrir as portas para um futuro melhor.

Milhares de pessoas estão participando desta mesma vaga em simultâneo, então, quando as etapas avançam e este candidato chega em fases mais adiantadas, como exame médico, pode imaginar que a vaga já é dele antes mesmo do fim do processo, mas não.

Eliane Catalano, Coordenadora de Recrutamento e Seleção da RH NOSSA, explica que o processo só surte o resultado assim que todas as etapas forem realizadas em seu devido tempo:

“É como uma receita de bolo. São várias etapas que começam na mistura da farinha com outros ingredientes até a decoração final do bolo já pronto! Só assim ele pode ser degustado. Vai ficar pronto assim que toda a receita for seguida passo a passo, não existe bolo pronto antes do tempo. O mesmo acontece em um processo de recrutamento e várias pessoas acreditam que basta fazer a entrevista para ser chamada, e não é assim”.

Acompanhando todo o processo

Para sanar todas as dúvidas a respeito do que acontece durante o processo de recrutamento e seleção, Catalano respondeu às perguntas mais frequentes dos candidatos a respeito deste assunto.

01 – O que é banco de vagas?

São vagas que podem abrir, mas não há uma garantia de contratação. É uma maneira que as empresas encontraram para antecipar uma possibilidade e tornar os processos mais rápidos. Um bom exemplo hipotético é a construção de uma nova unidade fabril programada para ser inaugurada dentro de 4 meses. As vagas não existem, por não existir a fábrica, mas é possível antecipar cadastros que desejam trabalhar no local, nesse caso, todos os processos podem ser feitos e nenhuma contratação de fato efetivada.

02 – Quem pode se candidatar?

Qualquer pessoa que tenha os requisitos que estejam no perfil da vaga. Do líder de equipe ao recepcionista, existem todas as categorias de trabalhos abrindo diariamente. Na mesma velocidade que abrem, também há vagas preenchidas. Como sempre tem vaga abrindo, sempre haverão oportunidades para todos os trabalhadores.

03 – Fiz e passei no exame prático, estou contratado, certo?

Não. O exame prático é apenas mais uma etapa no processo de contratação, mas nesse passo, você, e os demais que passaram no exame prático, estão muito próximos da contratação.

04 – Todas as vagas são para contratação imediata?

Existem os bancos de vagas citados aqui que dependem da empresa que está procurando colaboradores. Pode levar meses para a vaga abrir efetivamente, assim como tem oportunidades nestes bancos de vagas que podem ser para alguns dias ou semanas. E sim, existem vagas imediatas que independem de banco de vagas.

05 – Quais as documentações necessárias para fazer o cadastro?

Todos os documentos necessários para preencher o currículo são os mesmos para o contrato final. Dados pessoais tais como nome completo, RG e CPF e informações trabalhistas, como datas de admissão e demissão de trabalhos anteriores e um resumo das atividades que exercia. A carteira de trabalho é um documento importante desde o começo do processo.

06 – A primeira etapa acontece virtualmente? Como que funciona essa etapa?

Sim, até mesmo pela pandemia. Os processos seletivos começam online no cadastro do currículo, seguem virtuais na etapa das entrevistas e existem empresas que já adotaram este formato por ser mais dinâmico. O candidato economiza no dinheiro do transporte e também no tempo que se perde durante o deslocamento até o local da entrevista.

07 – Então, todas as entrevistas com os recrutadores acontecem em ambiente virtual? Quando muda para o presencial?

Tanto o primeiro contato, a triagem, quanto a entrevista, podem acontecer presencial ou virtualmente. Portanto, vale ficar atento com a dinâmica de cada empresa.

08 – A entrevista final é a conclusão da contratação?

Não, ainda não. Estamos em uma etapa da entrevista e esse é apenas mais um passo. Faz parte de todo o processo conforme estará descrito no termo de ciência assinado lá no começo, mas está bem adiantado.

09 – O que muda no processo para candidatos com PCD?

O que está sendo avaliado é a capacidade do candidato, seus conhecimentos e suas habilidades. As empresas sérias utilizam o mesmo processo aplicado em todos os candidatos.

10 – Como posso saber que estou, efetivamente, contratado?

Somente quando ele receber a confirmação, por canais oficiais, da data de início do trabalho. Geralmente é uma ligação, mas depende de cada empresa. Você vai ficar sabendo que a vaga é sua quando a empresa agenda a integração no primeiro dia. Agora sim, a vaga é do candidato!

Uma boa dica vem da sabedoria popular: “nunca coloque todos os ovos em um cesto só”. Participe efetivamente do processo, mas não deposite todas as esperanças em uma só oportunidade, ela pode acontecer, mas também, pode não acontecer, afinal, como falamos antes, há milhares de candidatos, tão bons, ou mais qualificados que você, concorrendo a oportunidade.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores