quarta-feira , 20 março 2019
Capa » Mercado & Negócios » Natulab assume a marca Floratil no Brasil
Natulab assume a marca Floratil no Brasil

Natulab assume a marca Floratil no Brasil

Farmacêutica integra medicamento ao portfólio a partir de março. Produto deverá agregar cerca de 25% do faturamento da empresa em 2019.

A Natulab – empresa líder na produção e venda de medicamentos fitoterápicos e 5ª colocada na categoria de Medicamentos Isentos de Prescrição – acaba de conquistar os direitos sobre a marca Floratil – um regulador intestinal com base em probióticos, no Brasil. Produzido pela francesa Biocodex, o produto está licenciado para comercialização em 27 países da América e da Europa. No Brasil, Floratil passa a ser comercializado pela Natulab em março de 2019.

Com investimentos de R$ 30 milhões, a expectativa da companhia é de que o produto agregue cerca de 25% já no faturamento de 2019. Os aportes previstos incluem a construção e estruturação de uma operação interna específica e integralmente dedicada ao medicamento, além de investimentos para ampliação da rede de distribuição, força de vendas e marketing.

De acordo com o Pharmaceutical Market Brasil (PMB MAT – Dez’18), do IQVIA, o mercado de reguladores intestinais à base de probióticos movimentou 19,8 milhões de unidades e R$ 357 milhões nos últimos 12 meses. O produto, por sua vez, no mesmo período, representou mais de R$ 102 milhões.

“Floratil está entre os 30 medicamentos isentos de prescrição (MIP’s) mais vendidos no País. Esta conquista complementa nosso portfólio de maneira estratégica, representando um importante investimento para nos posicionarmos entre as Top10 no ranking do mercado farmacêutico, até 2020”, afirma Wilson Borges, CEO da Natulab. Para o executivo, o crescimento expressivo que a companhia tem apresentado nos últimos dois anos, com taxas superiores às registradas pela média do mercado, colocaram a Natulab em destaque, oferecendo vantagem competitiva na disputa dos direitos sobre o produto, no Brasil.

Além disso, a força e penetração nos canais de farmácias independentes do Norte e Nordeste do País, assim como o desempenho extremamente positivo nas grandes redes do Sul e Sudeste, foram pontos importantes nas negociações. “Conseguimos demonstrar o potencial de crescimento que Floratil possui no Brasil e a oportunidade de conquistar mercados em que, antes, o produto não estava presente”. Ainda, segundo Wilson Borges, “este projeto deverá abrir portas para novas oportunidades para a Natulab ainda em 2019”.

Sobre a Natulab

Fundada em Santo Antônio de Jesus (BA) em 2000, a Natulab conquistou a liderança nacional na produção e venda de medicamentos fitoterápicos em 2016. Neste segmento, em 2018, a farmacêutica registrou incremento de 9% no volume de unidades vendidas, com desempenho superior à média observada na indústria farmacêutica. No segmento de MIP (Medicamentos Isentos de Prescrição), a Natulab cresceu 30% (quatro vezes mais do que a média de mercado), mantendo-se na 5ª posição do ranking. Quando considerado o mercado farmacêutico total, a companhia subiu mais de 40 posições na avaliação da IQVIA, nos últimos cinco anos. Hoje, ocupa o 12º lugar no ranking geral, após crescimento de 30% em 2018 (mais do que quatro vezes a média do mercado). Os dados posicionam a Natulab entre as principais empresas do setor, destacando-a como importante player em um setor extremamente competitivo. Em seu portfólio, a Natulab possui uma linha de produtos com mais de 300 apresentações, entre eles os líderes de mercado Seakalm, Hidralyte, Hidraplex, Tylemax e varivax e os vice-líderes Xarope de Guaco (Mikania glomerata) e StarforC (aspartato de arginina e ácido ascórbico).

*Fonte: IQVIA – PMB Mix – Edição Dez’18 | Valores em Unidades no MAT¹ Dez’18.

¹: MAT: Moving Annual Total | Doze Meses Móveis.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*