terça-feira , 28 maio 2024
Capa » Mercado & Negócios » Libbs Farmacêutica recebe pela segunda vez consecutiva o certificado Great Place to Work

Libbs Farmacêutica recebe pela segunda vez consecutiva o certificado Great Place to Work

Com foco na valorização dos colaboradores por meio de uma escuta ativa, certificação vem a partir de um índice de 83% de aprovação do ambiente de trabalho e práticas da empresa.

São Paulo, abril de 2019 – Cada vez mais a Libbs Farmacêutica, indústria nacional com mais de 60 anos de mercado, tem apostado em práticas de pessoas voltadas à formação de uma mentalidade alinhada à sua cultura, que preza por mais inovação, construção coletiva e protagonismo – construindo engajamento por meio de um ambiente de oportunidades, diálogo e cuidado com as pessoas.

Nesse sentido, a certificação Great Place to Work (GPTW), conquistada a partir de um índice de aprovação de 83% de seu ambiente de trabalho e práticas, é mais uma vez o reconhecimento desse trabalho focado no time. “Queremos ver aqui o famoso ‘brilho no olhar’. Por isso, sermos certificados novamente nos mostra que estamos no caminho certo. A partir de uma escuta ativa, buscamos entender, por exemplo, o que os colaboradores querem de suas carreiras, promovendo não só a reflexão, mas oportunidades efetivas, inclusive de experimentação. Como costumamos dizer, nosso objetivo é ter as ‘pessoas certas nos lugares certos'”, explica a diretora de Recursos Humanos, Madalena Ribeiro.

“Esse acompanhamento engloba, além da carreira, todos os aspectos do ciclo do colaborador em nossa empresa. Um exemplo que costumamos citar é a sugestão que veio durante uma de nossas convenções para eliminarmos as vagas de estacionamento exclusivas para a liderança, o que foi feito prontamente. Outro foi a demanda da nossa Força de Vendas por menos burocracia nos processos, o que também gerou ações corretivas. Nesse sentido, a pesquisa GPTW é para nós mais uma oportunidade de ouvir. Com os dados e opiniões em mãos, nos reunimos para analisar os resultados e atuar para seguir melhorando o que temos”, complementa a diretora.

Valorização do time

Indo além da capacitação técnica, oferecida por meio de uma grade de treinamentos para times e líderes (incluindo subsídios para graduações, pós e cursos externos), são oferecidas oportunidades para quem já faz parte do time. Em 2018, por exemplo, houve um aumento de 17,5% no aproveitamento interno, comparando com 2017. Isso porque, ao serem abertas, todas as vagas são oferecidas primeiramente para quem já está na empresa.

Há também o Programa “Carreira na Prática”, que engloba políticas como a de Job Rotation (modalidade que permite a experimentação por até três meses em outra área, com retorno ao time de origem); e outras duas que permitem avaliar um colaborador numa posição (e ele à vaga), com possibilidade de promoção ao término do período determinado.

Um time dedicado às carreiras

Para que essas iniciativas e oportunidades sejam mais efetivas, com pessoas cada vez mais satisfeitas nas posições que ocupam e com atitude protagonista no sentido de construírem sua própria trajetória, há a gerência de Carreiras, focada especialmente nesse tema e que conta com quatro gerentes, oito consultores e três assistentes, que têm atuação próxima de líderes e equipes, ouvindo, orientando, estimulando reflexões, fortalecendo a gestão e apoiando nas decisões. No intuito de atuar de maneira mais personalizada e de acordo com o que cada grupo de colaboradores percebe como valor, o trabalho do time é organizado em quatro carreiras: relacionamento, operacional, administrativa e especialista.

Desenvolvimento que vem de base

A preocupação com a formação e a carreira dos colaboradores começa desde a seleção dos mais jovens, com o programa Jovens Talentos. A iniciativa oferece uma visão e formação completa sobre o negócio e o mercado farmacêuticos a jovens dos primeiros anos de graduação e que geralmente não têm ainda oportunidades em empresas. Fora a experiência prática em até duas áreas, os participantes têm uma grade de conteúdo desenhada e aplicada por colaboradores convidados, o que estimula o relacionamento e o conhecimento das possibilidades de carreira. Isso pois ao longo do programa eles podem se candidatar a vagas efetivas.São aceitos alunos de qualquer curso ou universidade, sem preferência por instituições, o que reforça o foco na meritocracia e diversidade. Todos passam por um processo seletivo rigoroso, com foco no alinhamento à cultura da empresa e ao propósito. “O programa foi todo desenhado a partir da cota de aprendizes. E, como é característica da Libbs, buscamos ir além das exigências ou da réplica de um modelo. No caso do Jovens Talentos, isso significa mais que proporcionar uma oportunidade de trabalho a eles, mas fazer a diferença na formação profissional”, explica Madalena.

Bate-papo estimula abertura e transparência

Entre outras ações que dialogam com as nove práticas do GPTW (Inspirar, Compartilhar, Falar, Escutar, Agradecer, Desenvolver, Cuidar, Contratar e Celebrar), há momentos especialmente dedicados à troca. Entre eles, os bate-papos com o presidente, Alcebíades Athayde Junior, e os diretores – numa agenda anual que, em 2019, terá cerca de 25 encontros. Lançado em 2016, com o “Bate-papo com o Junior”, a ação tem ganhado cada vez mais corpo e conta com uma participação de 8 pessoas por edição, que além de conhecerem mais sobre a atuação dos colegas e ouvirem sobre os caminhos da empresa pelo presidente podem fazer perguntas livres, comentários e sugestões. De lá, saem planos de ação e de melhoria. “Esses encontros acontecem para todos os grupos de colaboradores. Na nossa fábrica, no terceiro turno, da madrugada, recentemente tivemos uma roda de conversa com o diretor da fábrica e o presidente, reunindo cerca de 50 pessoas”, explica Madalena.

No Perguntar Não Ofende, que acontece ao longo das convenções anuais, o presidente responde a perguntas livres dos colaboradores ao vivo. Fora aquelas que são respondidas no palco, sem nenhum tipo de filtro prévio, posteriormente é dado um retorno a 100% das perguntas depositadas nas urnas. Só em 2019, foram cerca de 160 respostas enviadas pelo presidente por e-mail.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores