sexta-feira , 15 novembro 2019
Capa » Mercado & Negócios » EXCLUSIVO: Gerente comercial da Nordika prevê demanda em novas tecnologias e adequação à normas regulatórias internacionais
EXCLUSIVO: Gerente comercial da Nordika prevê demanda em novas tecnologias e adequação à normas regulatórias internacionais
Envase final - Libbs Farmacêutica

EXCLUSIVO: Gerente comercial da Nordika prevê demanda em novas tecnologias e adequação à normas regulatórias internacionais

A Nordika do Brasil se prepara a retomada dos investimentos das indústrias farmacêuticas neste ano. 

“Do ponto de vista macroeconômico, apesar de termos observado um menor impacto da crise sobre o setor farmacêutico se comparado com a maioria dos setores industriais, prevemos uma aceleração dos investimentos por parte da maioria de nossos clientes em 2019, já observada desde janeiro”, afirma Marcelo Anéas, Gerente Comercial da Nordika.

Marcelo Anéas: investimento na qualificação de especialistas da empresa

Segundo ele, há também uma maior tendência de que empresas brasileiras que voltavam suas estratégias comerciais para o mercado interno, buscarem mercados externos com maior vigor. “Dessa forma, além de um esperado aumento de capacidade produtiva, esperamos que em nossos clientes terão maior demanda em 2 áreas: novas tecnologias que permitam aumentar a produtividade e segurança em suas operações e adequação a normas regulatórias internacionais, principalmente do FDA e EMA”, afirma o gerente, que possui 20 anos de experiência na indústria de ciências da vida nas áreas comerciais e técnicas..

A Nordika, de acordo com Anéas, encara esse cenário com bons olhos, pois já vem se preparando no últimos anos para essa realidade nos últimos anos. “Isso permeou as 4 unidades de negócios da empresa: Engenharia, Automação, Validação e Tecnologias Avançadas, uma nova área de negócios criada no fim de 2018.

No aspecto tecnológico, ele cita a adoção de três estratégias principais:

– Digitalização

Em nossos projetos de Engenharia realizamos a implementação de modelagem 3D BIM em todos os nossos projetos desde o final de 2016, permitindo maior eficiência na execução e aumento da qualidade dos projetos.

Libbs: indústrias devem forcar em novas tecnologias

Na área de Automação, atuamos como integradores de sistemas na implementação de projetos de baixa, média e alta complexidade, já focando na virtualização/digitalização das plantas farmacêuticas, além de desenvolvermos a avaliação do Índice de Maturidade Tecnológica, ajudando nossos clientes a desenvolver estratégias de adequação de suas operações para os princípios da Indústria 4.0. Também estamos trabalhando em projetos de implementação de PAT (do inglês “Process Analytical Technology”), uma tecnologia de monitoramento em tempo real de parâmetros de qualidade de processos, ligada ao novo paradigma de qualidade baseada na análise de risco defendido pelo FDA.

– Equipe  

Muitos projetos em andamento ou em fases iniciais pretendem empregar tecnologias produtivas até então pouco utilizadas no Brasil, como contenção para produtos de alta potência, processos contínuos, tecnologias “single-use”. O design de plantas produtivas que empregam esse tipo de tecnologia demanda profissionais de. Nos preparamos para esse novo desafio investindo no conhecimento de nossos especialistas através da parceria com os detentores dessas tecnologias e em sociedades como a ISPE e o PDA. Entendemos que a proximidade com todos os atores do mercado é determinante para o aumento de conhecimento de nossa equipe, fornecedores e clientes.

Também fortalecemos o time com novos colaboradores em todas as áreas da empresa para nos adequarmos a esse aumento de demanda observado desde o fim do ano.

– Tecnologias Avançadas

A recém criada unidade de negócios tem como principal objetivo estabelecer no país, acesso a tecnologias de produção farmacêutica de empresas que não possuem presença local, mas cruciais para determinados processos de produção. A primeira parceria foi estabelecida com a Asahi Kasey Bioprocess, líder global em tecnologias de produção de biológicos e pioneira no desenvolvimento de sistemas de remoção viral, uma etapa crítica na produção de certas proteínas recombinantes, anticorpos monoclonais e hemoderivados. Também firmamos parceria com a Optimal, companhia britânica desenvolvedora de soluções de PAT, com projeto de implementação da tecnologia em andamento através de nossa divisão de Automação. Outros 3 parceiros estão em avaliação para início de projetos ainda em 2019

Demandas Regulatórias

A segunda demanda identificada  por Anéas diz respeito a demandas regulatórias, uma vez que as empresas procuram ter acesso a mercados externos.

“Com o crescente aumento das demandas regulatórias, tanto nacionais, como internacionais, incluindo o importante conceito de Integridade de Dados, a Nordika tem reforçado cada vez mais a sua atuação nos serviços de consultoria relacionadas as Boas Práticas de Fabricação, abrangendo: Suporte ao Sistema da Qualidade, Projetos de Validação e Qualificação, Auditorias (incluindo FDA Assessment) e alocando mão de obra capacitada a auxiliar nossos clientes em seus projetos”, conclui.

Sobre a Nordika

A Nordika do Brasil é uma empresa que prestas serviços de engenharia, validação e automação principalmente para a indústria farmacêutica. Tem como origem a NNE, a divisão de engenharia farmacêutica do grupo Novo, e tem em seu portifólio cerca de 300 projetos executados desde sua fundação, de pequenas adequações de planta a complexos produtivos complexos para a indústria farmacêutica.

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Fale com os gestores