quarta-feira , 24 abril 2024
Capa » Mercado & Negócios » Com medidas ousadas, CEO da Aspen Pharma consolida empresa no mercado

Com medidas ousadas, CEO da Aspen Pharma consolida empresa no mercado

O presidente da filial brasileira da farmacêutica sul-africana Aspen Pharma é um publicitário carioca, com mais de 15 anos de experiência no mercado farmacêutico. Em apenas três anos após assumir a presidência da farmacêutica em 2011, Alexandre França consolidou a empresa no mercado nacional de medicamentos e recentemente elevou a filial brasileira à número um entre as operações do Grupo Aspen Pharmacare. Sua chegada marcou a mudança da companhia com estratégias eficazes que tornaram alguns produtos do portfólio sucesso de vendas, como o Leite de Magnésia de Phillips e Calman.

O executivo começou a carreira como estagiário não-remunerado e, depois, como atendente da rede de fast food McDonald´s.  “Eu sabia que o McDonald’s era uma empresa grande, com escritórios no Brasil e pensei que havia grandes chances de conseguir me movimentar lá dentro. E foi isso que aconteceu. Depois de um ano no restaurante, virei assistente de marketing. Mas queria experimentar mais e então, depois de formado, me inscrevi em programas de trainee e fui aprovado na L’Óreal. Entrei como vendedor, mas sempre procurei colocar 100% de mim em tudo que eu fazia e acabei sendo promovido várias vezes. Cheguei a ser gerente nacional de vendas”, conta o executivo.

No segmento farmacêutico, França ocupou cargos de liderança em grandes companhias do setor, como a Bristol-Myers Squibb, Glaxo Smith Kline e Merck. O CEO criou uma metodologia no planejamento dessas empresas e o seguiu até o fim. Dentre as lições valiosas, ele destaca a de se adaptar as constantes mudanças, e principalmente, a ser resiliente.

“Ao chegar na presidência da Aspen Pharma implementei mudanças seguindo a ordem de processos, produtos, clientes e pessoas. Ou seja, primeiro eliminamos tudo que não agregava valor à companhia e significava desperdício de dinheiro ou de tempo. Depois avaliamos o portfólio de produtos investindo apenas no que tinha potencial de crescimento. Reavaliamos a carteira de clientes, aumentando a produtividade e introduzindo o conceito de Key Account. Por fim, avaliamos o time, retendo os talentos e trocando quem não se encaixava no novo perfil da Aspen”, conta o executivo.

Ao implementar essas medidas, França observou que o prejuízo virou lucro e que processos ineficazes deram lugar a controles mais eficientes e um número menor de processos mais adequados. “Não existia a avaliação de performance dos funcionários, hoje resultados e alta performance são mandatórios”, completa França.

Confirmando o sucesso das medidas implementadas por França, em 2015 a Aspen Pharma ganhou pela primeira vez o prêmio concedido pelo Great Place to Work como uma das melhores empresas para trabalhar no Rio de Janeiro. A premiação acontece baseada em uma pesquisa anônima de satisfação entre os funcionários e uma análise se a empresa vive sua missão, visão e valores. Desde então, a companhia ganha todos os anos no segmento de Saúde, Rio de Janeiro e Mulheres.

No último ano fiscal, a empresa cresceu 30%, totalizando US$ 110 milhões, a maior taxa entre as operações da Aspen Pharma. Com um plano focado em aquisição de produtos tradicionais e maduros, e o crescimento orgânico desses medicamentos, a farmacêutica tem como meta para o próximo ano fiscal o aumento de dois dígitos nas vendas.  No âmbito internacional, em 2016 o Grupo Aspen consolidou sua presença no segmento de anestésicos com duas grandes aquisições: sete produtos da AstraZeneca e o portfólio completo desse segmento da GlaxoSmithKline (GSK) completando sua estratégia de expansão no mercado farmacêutico mundial.

Para finalizar, Alexandre França constata que “um bom gestor tem que ter uma grande capacidade de antecipação. Ele precisa prever com consistência o que está por vir e pode impactar positiva ou negativamente a companhia. Assumir riscos calculados também é importante, assim como ter habilidade de formar equipes coesas.”

Sobre a Aspen no Brasil

Com dez anos de atuação no Brasil, sede no Rio de Janeiro e fábrica em Serra/ES, a Aspen Pharma oferece ao mercado brasileiro medicamentos anestésicos, fitoterápicos, de prescrição, SNC e OTC, cardiometabólicos, e biotecnológicos.  Integram o portfólio da companhia diversos produtos de referência no mercado, como: Diprivan, Calman, Leite de Magnésia de Phillips, Omcilon-A Orabase, Durateston, Deca Durabolin, Kwell, Zyloric,  Digoxina,  Insunorm,  Alcachofra, Imuran,  Enablex,  Aldomet, Suplan, entre outros.

A Aspen Pharma Brasil é reconhecida há quatro anos (2014 a 2018) pelo Great Place To Work como uma das melhores empresas para se trabalhar, já tendo conquistado os selos nas categorias Rio de Janeiro, Farmacêutica, Mulher e Brasil.

Sobre a Aspen no mundo

A Aspen Pharmacare é a principal companhia farmacêutica do continente africano, a maior indústria farmacêutica do Hemisfério Sul e uma das maiores fabricantes de medicamentos no mundo. Com 24 plantas produtivas, em 18 indústrias nos seis continentes, a companhia desenvolve seus produtos sob o comando de cientistas altamente qualificados e em parceria com outras farmacêuticas globais e centros de pesquisa de renome. Atualmente, o Grupo conta com mais de 10 mil funcionários em todo o mundo e fornece produtos para mais de 150 países ao redor do globo.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores