Capa » Medicina » Fórum de Oncologia Pediátrica traz especialistas internacionais para discutir políticas públicas

Fórum de Oncologia Pediátrica traz especialistas internacionais para discutir políticas públicas

Evento sediará reunião global sobre iniciativa da ONU para o câncer infantojuvenil. O câncer é a principal causa de morte por doença nessa faixa etária no Brasil.

Rio de Janeiro, setembro de 2019 – Entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro de 2019, a sede da Firjan, na Av. Graça Aranha, 1, recebe a 5ª edição do Fórum de Oncologia Pediátrica, realizado pelo Instituto Desiderata. O evento é um espaço de referência nacional na discussão sobre oncologia pediátrica na rede pública de saúde e um espaço coletivo para troca de experiências e discussões para gestores e representantes do governo, profissionais de saúde, estudantes e sociedade civil. Este ano, o tema central será as experiências de ações em rede, inovação e advocacy e contará com a presença de grandes nomes nacionais e internacionais em mesas de debates, cursos, oficinas e grupos de trabalho.

“Esta quinta edição traz uma reflexão necessária do quanto avançamos nos últimos anos e como podemos, no novo cenário que o país atravessa, colaborar em rede para o avanço do diagnóstico precoce e o tratamento na saúde pública infantojuvenil”, diz a Diretora Executiva do Desiderata Roberta Costa Marques. “Este ano vamos realizar uma reunião sobre a Iniciativa Global para o câncer infantil, lançada na última Assembleia da ONU, reunindo especialistas nacionais e mundiais e Ministério da Saúde, para acelerar e fortalecer ações contra a doença no Brasil”, afirma. Dentre os principais temas que serão tratados estão a  ampliação dos esforços nacionais para aumentar as chances de sobrevivência e alívio do sofrimento entre crianças e adolescentes até 2030 e os próximos passos para alcançar esse objetivo.

De sua idealização à implementação dos resultados, o Fórum de Oncologia Pediátrica reúne, em uma mesma mesa, instituições da sociedade civil, hospitais públicos especializados e as três esferas de governo para elaborar ações conjuntas para a saúde infantojuvenil na rede do SUS. O Instituto Desiderata realiza o FOP a cada dois anos e monitora seus resultados nesse período, de forma a trazer o tema para discussão na edição seguinte do evento.  A cada ano, a rede se fortalece com a articulação conjunta de seus membros e o compartilhamento dos desafios encontrados.

Em 2019, a noite de abertura, dia 30 de setembro, às 18h30, contará com palestra do oncologista pediátrico Dr. Carlos Rodriguez Galindo, uma das maiores referências mundiais na pesquisa do câncer infantojuvenil, diretor do St. Jude Global e Vice-Presidente Executivo do Hospital de Pesquisas St Jude Children’s Hospital. Durante o evento, Galindo apresentará o cenário da oncologia pediátrica no Mundo e o que tem sido feito para assegurar cuidados equânimes para crianças e adolescentes com câncer em diferentes contextos sociais. Também estarão presentes representantes da Secretaria Municipal de Saúde; da Secretaria Estadual de Saúde; do Ministério da Saúde; do Instituto Nacional do Câncer; da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica e do Instituto Desiderata.

No dia seguinte, na primeira mesa de debates, às 09h30, os mesmos especialistas participam, desta vez discutindo o panorama atual da oncologia pediátrica e estratégias para avançar no diagnóstico precoce e tratamento da doença no país. No mesmo dia, após o almoço, às 13h50, a italiana Gemma Gatta, da Fondazione IRCCS Istituto Nazionale dei Tumori da Itália, juntamente com Marceli de Oliveira Santos, do Instituto Nacional do Câncer e do Ministério da Saúde do Brasil, debatem a importância da padronização dos registros de câncer pediátrico e como esse feito pode ajudar no planejamento de políticas públicas em todo o país, voltadas ao acesso do tratamento de qualidade, e contribuir para maiores chances de cura em crianças e adolescentes.

Outros destaques deste ano são: o debate sobre experiências latinoamericanas em redes de atenção na oncologia pediátrica; debate e curso sobre Cuidados Paliativos Pediátricos e a 1ª edição do Seminário Direitos Sociais em Oncologia Pediátrica. Ao final do evento, o Fórum produz coletivamente uma Carta de Recomendações, com propostas de ações para a qualificação da rede pública de tratamento do câncer de crianças e adolescentes. O documento é entregue a gestores de saúde, representantes de universidades e Organizações Não Governamentais e seus avanços e desafios são monitorados pelo Instituto Desiderata.

O evento existe desde 2011, foi idealizado pela rede do Unidos pela Cura e é realizado a cada dois anos pelo Instituto Desiderata. Nesta quinta edição, o FOP encerra o Setembro Dourado, mês de conscientização sobre o câncer infantojuvenil e a importância do diagnóstico precoce para aumentar as chances de cura da doença.

Serviço 5ª Fórum Oncologia Pediátrica

Dias: 30 de setembro e 2 de outubro de 2019
Local:Firjan, na Av. Graça Aranha, 1 – centro, Rio de Janeiro
Informações: www.foprio.org.br e @fopoficial (facebook e instagram)
Lista para credenciamento de imprensa: [email protected]

Sobre admin

A melhor ciência está aqui. Você está no Portal de Notícias 2A+ Farma: Ciência, Normas, Informações e Negócios. 2A+, Rede de Portais de Notícias sobre Life Science.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale conosco