segunda-feira , 27 setembro 2021
Capa » Medicina » Câncer de Esôfago pode ultrapassar 10 mil casos por ano até 2022

Câncer de Esôfago pode ultrapassar 10 mil casos por ano até 2022

Especialista alerta para importância da prevenção e diagnóstico precoce

Abril é o mês da prevenção ao câncer de esôfago, que apresenta alto índice de mortalidade e é o oitavo mais frequente no mundo. No Brasil, a doença pode ultrapassar 10 mil casos anuais. Dados da Fundação do Câncer apontam que, entre 2020 e 2022, o número de novos casos no país, por ano, será de 8.690 para homens e 2.700 para mulheres.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a incidência da doença em homens chega a ser duas vezes maior do que em mulheres. O câncer de esôfago é o 6º mais frequente para o gênero masculino, enquanto é o 15º que mais acomete pessoas do sexo feminino.

O principal fator para a alta mortalidade é o diagnóstico tardio. “O câncer de esôfago, em sua fase inicial, é praticamente assintomático, o que dificulta identificar a doença antes que se agrave. Por isso, a prevenção é imprescindível para que o tratamento seja eficaz na cura”, explicou o cirurgião oncológico, especialista em cirurgias do aparelho digestivo alto e PhD em Ciências Médicas e Biológicas, dr. Antonio Talvane Torres de Oliveira. Segundo o especialista, a prevenção é a principal medida para evitar a doença e realizar exames específicos regularmente contribui para diagnosticar o tumor em sua fase inicial, aumentando as chances de cura. “Se o paciente apresenta refluxo contínuo, que é uma das causas do câncer de esôfago, a indicação é realizar endoscopia regularmente para identificar uma possível lesão logo no início, possibilitando a cura através de procedimento cirúrgico minimamente invasivo, que traz maiores benefícios e qualidade de vida para o paciente no período pós-operatório. Além disso, é possível tratar o refluxo para evitar o câncer”, disse.

“Quando aparecem os sintomas, entre eles, disfagia (dificuldade para engolir), perda de peso , odinofagia (dor a deglutir), dor irradiada para a face posterior e lateral do tórax,dor na garganta, rouquidão entre outros, o câncer já está em fase avançada, e neste caso é necessário avaliar o estágio da doença para definir as melhores formas de tratamento”, disse. Em casos de metástase, o mais indicado é o tratamento paliativo”, completou o cirurgião.

Cadastre-se para receber as matérias também via WhatsApp

Portais de Notícias 2A+

Conteúdos exclusivos, matérias, entrevistas, artigos, eventos e muito mais todo dia, a qualquer momento, para fazer de você o seguidor melhor informado.

Jornalismo feito por Jornalistas.

Integramos os elos entre a indústria, os fornecedores, o varejo e o consumidor. A Qualidade que seleciona seguidores de Qualidade.

Os fornecedores que prestigiamos são os nossos anunciantes.

Faça network com o mercado, não disperse tempo e dinheiro, anuncie conosco. Quem tem poder de decisão está nos Portais 2A+. 

The best way to access the Brazilian life sciences industry market.

 

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Fale com os gestores