terça-feira , 14 julho 2020
Capa » Logística » TheraSkin faz parte de plano de logística reversa para descarte correto de medicamento
TheraSkin faz parte de plano de logística reversa para descarte correto de medicamento

TheraSkin faz parte de plano de logística reversa para descarte correto de medicamento

Iniciativa da CETESB e articulada pela INTERFARMA tem objetivo de preservar o meio ambiente e a saúde da população.

São Paulo, junho de 2020 – Com o intuito de diminuir o impacto negativo do descarte incorreto de medicamentos, foi desenvolvido, em todo estado de São Paulo, um Plano de Logística Reversa. Por meio da INTERFARMA – Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa, que atua como articuladora do projeto, a TheraSkin, indústria farmacêutica localizada em São Bernardo do Campo, está em conformidade com CETESB, cumprindo à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal nº12.305/2010). O Sistema de Logística Reversa de medicamentos foi desenvolvido pela BHS Brasil Health e conta com vários pontos de coleta.

No Brasil, estima-se que, anualmente, aproximadamente 14 mil unidades de medicamentos sejam descartadas pelos brasileiros e, a maior parte deles, de forma incorreta, em esgotos ou lixo comum. Esse é um problema que causa grandes impactos no meio ambiente, ao contaminar a água e o solo, por exemplo. Quando isso ocorre, a população está exposta e pode consumir produtos com resíduos dos fármacos.

“As consequências do descarte incorreto de medicamentos são bastante preocupantes, causando problemas de saúde pública e poluição do meio ambiente, que são nossos bens mais preciosos. Temos o compromisso de cumprir a legislação e cuidar da saúde da população e acreditamos que nossa colaboração fará a diferença no combate a esse problema”, ressalta Luciana Gemente Martins, Coordenadora de Meio-Ambiente da Theraskin.

Os pontos de coleta e mais informações de como proceder o descarte correto do medicamento, consulte o site do Plano de Logística Reversa de Medicamentos da Interfarma, do qual a TheraSkin é integrante. Na página, é possível pesquisar,
por meio do CEP, o local credenciado mais próximo da sua residência.

O que devo descartar nos pontos de coleta?

O ideal é descartar todos os medicamentos vencidos e que não serão mais utilizados. Se possível, mantenha na própria embalagem do produto. Dirija-se ao ponto de coleta mais próximo da sua residência e deposite na estação coletora, conforme orientação nos locais indicados. Em caso de dúvida, peça auxílio para um profissional do local.

Os fármacos descartados nos pontos de coleta são encaminhados para o procedimento correto de incineração ou envio aos aterros industriais, de acordo com o protocolo de cada município.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Fale com os gestores