quarta-feira , 20 janeiro 2021
Capa » Logística » A logística envolvida na distribuição da vacina contra a Covid-19

A logística envolvida na distribuição da vacina contra a Covid-19

Entenda o porquê o Brasil corre risco de apagão logístico em meio à essa causa humanitária

A pandemia do novo Coronavírus foi algo nunca antes visto na história e trouxe diversos desafios em áreas distintas. Na logística não é diferente. Ana Paula Barros, diretora da MAC Logistic comenta um pouco sobre como será a distribuição da vacina no território brasileiro, levando em conta todos os avanços tecnológicos. Para início, é fato: “não existe uma prioridade de países em relação à vacina, não é levada em conta a taxa de contaminação, por exemplo. Existe a estrutura de cada local em relação à preparação para o recebimento da imunização. A Inglaterra e os EUA, por exemplo, de acordo com as suas estruturas, levando em conta o transporte, a parte política, a economia, entre outras, já estão recebendo a vacina. No entanto, somos privilegiados. Se formos nos comparar a países do continente africano, por exemplo, estamos muito à frente. Eles só terão a vacina daqui a um ou dois anos provavelmente”, comenta a diretora.

O Brasil é um dos mais imunizados do mundo, aderiram às campanhas de vacinação. “Sendo assim, acredito que, os brasileiros sempre aderiram às campanhas de vacinação e o transporte e a distribuição da imunização tendem a ser facilitados. Temos profissionais capacitados e saúde pública, sem custo, a todos, então por conta disso, a logística deve ser facilitada. A operação é complexa, mas penso dessa forma”, pontua. O transporte da vacina, por sua vez, será feito majoritariamente via transporte aéreo e rodoviário, mas “trabalhar com logística no Brasil é tão burocrático que, quando vamos para outros países, percebemos o quanto aprendemos. É um ‘mestrado’ feito em terras brasileiras”, afirma Ana Paula Barros.

Destaca-se, porém, o risco de um colapso logístico (tendo em vista que a mobilização para distribuir a vacina ocorra massivamente em 2021, mas também deve se estender entre 2022 e 2023). Apesar de já ter havido eventos como a Olimpíada ou a Copa do Mundo, que são grandes e demandam a logística em muitas esferas, nunca houve nada parecido com o que está por vir.

Por conta da necessidade de transportar a vacina, as outras cadeias podem ficar prejudicadas. “Isso vai acontecer. Todo o sistema aéreo logístico mundial está operando em torno da imunização. Precisamos pensar no e-commerce, na indústria que precisa de insumos, em várias empresas que dependem de transporte aéreo e os 15 mil cargueiros (estimados para a distribuição) e todos os equipamentos que ficarão à disposição para que a vacina chegue, trarão um apagão logístico. Temos que nos preparar. Nós, da MAC Logistic, já fizemos um cronograma a respeito disso, porque é imprescindível já deixar tudo preparado”, destaca Paula.

A MAC Logistic tem presença em mais de 200 cidades ao redor do mundo. Se houver qualquer demanda extra a empresa está pronta para atender, assim como fez com as máscaras no início da pandemia. “Trabalhar em uma empresa familiar é ser cobrado duplamente. A nossa história é muito grande e permeia toda a nossa família”, pontua. No entanto, ela destaca: “a magia de trabalhar bem e ter uma boa empresa para trabalhar é simples: tratar gente como gente. Respeitar e valorizar a todos. Não importa a raça, a orientação sexual, o que a pessoa gosta de fazer. O importante é estar bem e, assim, posso afirmar: temos as melhores pessoas para trabalhar com logística no Brasil”, ressalta.

É importante ressaltar que “a MAC Logistic tem várias pessoas que trabalham conosco há mais de 20 anos! E, por isso, possuímos vários programas de incentivo de pessoas como treinamentos, capacitações e benefícios graduais. Valorizamos e reconhecemos nossos profissionais”, finaliza.

Mini biografia

Diretora da MAC Logistic Group, Ana Paula Barros iniciou sua carreira na área de Operações de Comércio Exterior, passando pelas áreas de Pricing, Marketing, Administrativa e Financeira. Focada em atendimento e atenção ao cliente, frequentou diversos tipos de cursos, combinando experiência prática e didática ao longo dos últimos 20 anos.

Com amplo conhecimento em logística internacional e comércio exterior, empreendeu diversos programas de gestão de pessoas na empresa, sendo uma das responsáveis pela conquista do selo GPTW – Great Place to Work – pelo segundo ano consecutivo. Atualmente mora nos Estados Unidos, de onde dirige as operações da MAC Logistic Group, contribuindo com o grupo de Líderes na gestão e condução das principais estratégias dos escritórios da MAC Brasil, MAC Estados Unidos e MAC Colômbia.

História

Nascida na periferia de São Paulo, cresceu no bairro Capão Redondo, extremo Sul da cidade. Filha de pais nordestinos, sou a mais velha entre 4 irmãs. Devido à origem humilde, começou a trabalhar muito cedo, mas nunca abandonou os estudos. Mãe muito jovem, aos 16 anos, conheceu o esposo (CEO da MAC Logistic) durante o período que cursava o ensino médio. Everaldo Barros e Paula Barros estão casados há 27 anos, e juntos têm uma família composta por 3 filhos e 3 netos, seus maiores tesouros.

Apesar de cursar Marketing, foi em logística que se encontrou profissionalmente, e junto com seu esposo, aos 26 anos iniciou a carreira na MAC. Hoje, a empresa tem 21 anos no mercado, com presença em 03 países. Há 5, mora nos Estados Unidos, e apesar da distância da família e amigos do Brasil, gosta da experiência de viver e conhecer novas culturas.

Cadastre-se para receber as matérias também via WhatsApp

Portais de Notícias 2A+

Conteúdos exclusivos, matérias, entrevistas, artigos, eventos e muito mais todo dia, a qualquer momento, para fazer de você o seguidor melhor informado.

Jornalismo feito por Jornalistas.

Integramos os elos entre a indústria, os fornecedores, o varejo e o consumidor. A Qualidade que seleciona seguidores de Qualidade.

Os fornecedores que prestigiamos são os nossos anunciantes.

Faça network com o mercado, não disperse tempo e dinheiro, anuncie conosco. Quem tem poder de decisão está nos Portais 2A+. 

The best way to access the Brazilian life sciences industry market.

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Fale com os gestores