sábado , 15 maio 2021
Capa » Laboratórios » Cuidados que todo profissional deve ter com seus equipamentos

Cuidados que todo profissional deve ter com seus equipamentos

Para uma estrutura da área da saúde, é fundamental contar com equipamentos de segurança que funcionem perfeitamente. Afinal, as máquinas influenciam na precisão de diagnósticos, exames e procedimentos, como cirurgias. 

O papel dos profissionais do setor é de essencial na manutenção de tais equipamentos. Médicos, enfermeiros e técnicos devem ter alguns cuidados essenciais na hora de operá-los para que avarias não sejam causadas. Além disso, o manuseio adequado prolonga a vida útil dos objetos.

Confira agora os cuidados principais que os profissionais da área da saúde devem ter no dia a dia com os equipamentos de segurança biológica!

Calcule o tamanho dos espaços antes de realizar deslocamentos

Na hora de transportar os equipamentos de segurança sanitária ou biológica, os profissionais de saúde devem ter o máximo cuidado. A inclinação errada pode danificar uma máquina, assim como o cálculo errado do tamanho das portas, que pode levar a colisões.

Por isso, antes do deslocamento na área da saúde, é preciso calcular o peso e a dimensão tanto dos equipamentos quanto dos espaços onde serão instalados. Não se esqueça também verificar o estado do piso para prevenir quedas e largura dos corredores. Caso algo dê errado, componentes podem ser danificados.

Manuseie de forma correta todos os equipamentos de segurança

Operar de maneira correta e cuidadosa os equipamentos de segurança biológica e sanitária é essencial para preservá-los em bom estado por mais tempo. A falta de cuidado favorece danos e encarece custos de manutenção.

No entanto, é preciso formar e orientar as equipes da área da saúde para o correto manuseio das máquinas e dos objetos.

As equipes técnicas devem ser devidamente capacitadas para tanto. Além disso, os profissionais como médicos, enfermeiros e operadores técnicos devem estar aptos para identificar falhas e defeitos nos objetos.

Siga as instruções de limpeza do fabricante

A rotina de higienização deve ser seguida conforme as orientações dos fabricantes a fim de preservar os equipamentos de segurança médica por mais tempo. Além disso, esse cuidado protege a saúde tanto dos pacientes quanto dos profissionais que os manuseiam.

Na área da saúde, o procedimento de limpeza e descontaminação periódico é essencial. A esterilização é a forma mais completa de descontaminar os equipamentos, capaz de eliminar as bactérias mais resistentes. Sem tais cuidados, o risco de contaminação aumenta em um hospital.

Comunique sobre eventuais falhas nos aparelhos

Caso o profissional da área de saúde note algum tipo de falha ou defeito em equipamentos de segurança, deve comunicar o fato à administração da estrutura.

É importante os gestores terem ciência do estado dos aparelhos de segurança biológica para providenciarem a devida manutenção. Em caso de necessidade, novos equipamentos podem ser adquiridos ou peças podem ser substituídas.

Sem o manuseio correto por parte dos profissionais da área da saúde, os equipamentos de segurança não vão funcionar de forma correta. A durabilidade dos mesmos também fica prejudicada.

Também é importante que os fornecedores dos aparelhos tenham credibilidade no mercado e que ofereçam uma boa assistência técnica.

Fonte: CCL

 

Cadastre-se para receber as matérias também via WhatsApp

Portais de Notícias 2A+

Conteúdos exclusivos, matérias, entrevistas, artigos, eventos e muito mais todo dia, a qualquer momento, para fazer de você o seguidor melhor informado.

Jornalismo feito por Jornalistas.

Integramos os elos entre a indústria, os fornecedores, o varejo e o consumidor. A Qualidade que seleciona seguidores de Qualidade.

Os fornecedores que prestigiamos são os nossos anunciantes.

Faça network com o mercado, não disperse tempo e dinheiro, anuncie conosco. Quem tem poder de decisão está nos Portais 2A+. 

The best way to access the Brazilian life sciences industry market.

 

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Fale com os gestores