segunda-feira , 27 junho 2022
Capa » Indústria farmacêutica - saúde humana » Trabalho voluntário aumenta produtividade na Aspen Pharma
Trabalho voluntário aumenta produtividade na Aspen Pharma

Trabalho voluntário aumenta produtividade na Aspen Pharma

Farmacêutica aposta no voluntariado para aumentar o foco dos colaboradores enquanto contribui com causa social.

Um dos desafios das grandes empresas hoje em dia é manter seus funcionários produtivos e engajados. Algumas empresas apostam em ambientes informais e metas flexíveis para atingir esse objetivo, enquanto outras decidem engajar os colaboradores promovendo ações em prol de uma causa social. Esse é o exemplo da Aspen Pharma, farmacêutica sul-africana situada no Rio de Janeiro.

A empresa inaugurou no segundo semestre de 2017 o projeto “Oficina de Criação” em parceria com a Associação de Apoio à Mulher Portadora de Neoplasia (AAMN), uma instituição sem fins lucrativos. Esse é um momento onde os colaboradores têm um dia no mês para criar e aprender novas artes manuais para descansar a mente.

“O artesanato é uma ótima oportunidade para as pessoas se expressarem e descobrirem suas aptidões, além de desenvolver a criatividade”, comenta Patrícia Franco, gerente de RH. “Vamos coletar todas as peças produzidas por nossos funcionários e doar para a AAMN como forma de ajudar na renda mensal da instituição”, afirma.

A AAMN tem recebe mulheres portadoras de câncer fornecendo alimentação e hospedagem para as mesmas, que muitas vezes vem de fora do Rio e não possuem condições de permanecer na cidade para o tratamento. A casa sobrevive de doações e da venda do artesanato produzido pelas voluntárias.

Ações sociais como essa fazem parte do DNA da farmacêutica. Há oito anos no Brasil, a Aspen Pharma criou um programa de voluntariado para engajar seus funcionários, o “Eu Sou Voluntário”. O objetivo é fortalecer o princípio de que ninguém nasce voluntário nem protagonista social, mas junto com a empresa e a comunidade pode percorrer um caminho onde irá aprender um conjunto de práticas e conhecimentos capazes de ajudar na construção de um futuro compartilhado por todos.

Muitas pessoas demonstram o desejo de se envolver em atividades voluntárias, mas às vezes não sabem como e onde procurar. Uma vez que a empesa onde trabalha oferece essa iniciativa, proporciona ao colaborador descobrir novas habilidades, e ter novos pontos de vista em sua vida pessoal e profissional.

A iniciativa foi um enorme sucesso na empresa, gerou grande adesão dos funcionários e um resultado de mais de 700 pessoas beneficiadas e mais de 1700 itens doados em quase três anos do programa no Brasil. A empresa ganhou destaque inclusive junto a Aspen Pharma internacional devido ao envolvimento e ao comprometimento pelas práticas comunitárias desenvolvidas no programa, com Patrícia Franco sendo premiada pela Aspen Global com o prêmio Community Involvement Award, na premiação Employee Recognition Awards.

“Com o projeto de parceria fixo na AAMN, vamos poder explorar com mais frequência nosso lado social através do “Eu Sou Voluntário”, proporcionando ajuda na manutenção da casa e momentos de festa nas datas comemorativas”, afirma Franco.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores