sexta-feira , 29 março 2024
Capa » Indústria farmacêutica - saúde humana » Parceria entre EMS e Faculdade São Leopoldo Mandic leva cuidados médicos às comunidades ribeirinhas de Santarém (PA)

Parceria entre EMS e Faculdade São Leopoldo Mandic leva cuidados médicos às comunidades ribeirinhas de Santarém (PA)

De 22 a 31 de julho, com o apoio da EMS, o projeto Barco da Saúde, organizado por professores e alunos da Faculdade São Leopoldo Mandic, levará medicamentos e cuidados médicos e odontológicos para as populações ribeirinhas de Santarém, no Pará. O objetivo do grupo é realizar mais de dois mil atendimentos a crianças, adolescentes, adultos e idosos que vivem às margens dos rios Tapajós, Arapiuns e Amazonas.

Uma equipe de voluntários – dentre os quais dentistas e médicos especialistas em clínica geral, oftalmologia, dermatologia, pediatria, ginecologia e equipe de enfermagem, além de dezesseis alunos de medicina e odontologia da faculdade – atenderá os pacientes no barco-hospital Abaré, que navegará durante nove dias pelos rios do Pará. O Abaré oferece estrutura de atendimento composta por quatro consultórios médicos, um consultório odontológico e salas individuais para pequenos procedimentos, como o de coleta de exames, curativos, de observação e suporte básico de vida. Os demais atendimentos serão feitos em escolas e locais disponíveis nas comunidades.

Além das consultas e exames, também serão realizadas palestras e ações coletivas de educação, abordando temas como saúde bucal, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e abuso de droga.

“A EMS sempre investiu na ampliação do acesso da população à saúde e, para nós, é uma honra participar do projeto Barco da Saúde e poder levar medicamentos às comunidades ribeirinhas, que enfrentam condições tão precárias de saúde”, diz Josemara Tsuruoka, gerente de marketing institucional da EMS. Não é de hoje que a companhia se dedica a causas negligenciadas. Em janeiro deste ano, a EMS oficializou um acordo de cooperação com a Organização Mundial da Saúde (OMS) para a doação de 40 milhões de comprimidos do antibiótico azitromicina, que serão usados em uma ampla campanha de erradicação da bouba no mundo.

“Temos muito orgulho de criar um projeto tão sensível como este, e poder atender e ajudar as pessoas que realmente precisam”, afirma a Dra. Fabiana Succi, coordenadora adjunta do curso de Medicina da Faculdade São Leopoldo Mandic, em Campinas. “Além de levar atendimento feito por nossos profissionais e alunos, esta é uma experiência que promove crescimento pessoal e profissional para todos os envolvidos”, completa a médica.

Em 2017, a primeira edição do Barco da Saúde levou 22 estudantes e profissionais da saúde para prestar assistência às comunidades ribeirinhas do Amazonas. Em uma semana, a equipe realizou cerca de mil atendimentos. Para entender melhor o projeto é só acessar: www.juntos.com.vc/barcodasaude2018 ou Facebook.com/BarcoDaSaude.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores