segunda-feira , 27 junho 2022
Capa » Indústria farmacêutica - saúde humana » Oficinas de fotografia que discutem a importância do ‘cuidar’ chegam pela segunda vez ao Hospital das Clínicas de São Paulo
Oficinas de fotografia que discutem a importância do ‘cuidar’ chegam pela segunda vez ao Hospital das Clínicas de São Paulo

Oficinas de fotografia que discutem a importância do ‘cuidar’ chegam pela segunda vez ao Hospital das Clínicas de São Paulo

Iniciativa apoiada pela EMS promove a integração entre pacientes, familiares e profissionais da saúde da instituição.

O projeto Fotografia e Inclusão, mais um ciclo do Programa Saúde e Cultura, da ImageMagica – uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), sem fins lucrativos, que promove educação, cultura e saúde -, vem sendo realizado no Ambulatório de Neurologia do Hospital das Clínicas de São Paulo (HC), com o apoio da EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil. O objetivo é promover uma reflexão sobre o tema “Cuidar” entre os profissionais de saúde, pacientes e seus acompanhantes.

Por meio de oficinas de fotografia que estão sendo realizadas na instituição até o final de setembro e conduzidas pelos educadores da ImageMagica, os participantes são estimulados a perceber o ambiente hospitalar por uma ótica totalmente diferente, com o intuito de fortalecer vínculos, reforçando ainda mais as atividades de humanização já exercidas pelo hospital. Após cada atividade, são convidados a produzir uma fotografia acompanhada de uma legenda utilizando o aplicativo Camino, desenvolvido pela própria ImageMagica e que deixa as imagens prontas para serem impressas em minutos, em um formato que lembra o filme das câmeras instantâneas. As melhores fotografias produzidas ficam expostas para todo o hospital. Ao término do projeto, a ImageMagica apresenta uma palestra, tanto para o público em geral quanto para professores e estudantes da área da saúde, com os resultados obtidos, visando ampliar as reflexões e dividir as histórias desse período de trabalho.

Para a gerente de Marketing Institucional da EMS, Josemara Tsuruoka, a parceria com a ImageMagica confirma o compromisso do laboratório com a humanização na área da saúde. “Todo incentivo nesse sentido traz resultados gratificantes e significativos para os envolvidos. Pretendemos continuar colaborando com ações como esta, que se alinham à missão da EMS de cuidar das pessoas e ao nosso compromisso de promover bem-estar e qualidade de vida aos mais diferentes públicos”.

O Programa Saúde e Cultura existe desde 2006 e já percorreu todas as regiões do território nacional, passando por mais de 65 hospitais. A parceria entre a ImageMagica e o Hospital das Clínicas existe desde 2008.

EMS e ImageMagica

A EMS é patrocinadora da proposta da ImageMagica de humanização do tratamento dentro de hospitais no Brasil há praticamente dez anos. Dentro da parceria, já participaram instituições como o Hospital Universitário Pedro Ernesto (2008), no Rio de Janeiro (RJ); o Hospital Municipal Menino Jesus (2009 e 2013), em São Paulo (SP); o Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, o Hospital de Clínicas da Unicamp e o Centro Corsini (2012), em Campinas, no interior de São Paulo; o Hospital das Clínicas de São Paulo (2014 e 2017); o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo – ICESP (2015); o IMREA (Centro de Reabilitação Lucy Montoro) e a APAE (2016), em São Paulo (SP).

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores