terça-feira , 19 janeiro 2021
Capa » HVAC-R » Tratamento de água no setor AVAC-R e seus aspectos sustentáveis foram destaques de webinar realizado pela ABRAVA

Tratamento de água no setor AVAC-R e seus aspectos sustentáveis foram destaques de webinar realizado pela ABRAVA

O evento contou com especialistas, consultores, gestores que atuam no ciclo do Tratamento de Águas e destacaram questões sustentáveis.

No dia 17 de novembro, o Departamento de Tratamento de Águas (DNTA) da ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento realizou o webinar “Tratamento de Água no setor AVAC-R e Seus Conceitos Sustentáveis”. O objetivo do evento foi de apresentar os benefícios que o Tratamento de Águas gera para o setor AVAC-R e a visão do Cliente. O evento contou com especialistas, consultores, gestores que atuam no ciclo do Tratamento de Águas e destacaram questões Sustentáveis, Águas para reuso, Eficiência Energética e outros Benefícios, fatores que tornam o programa de tratamento de Águas essencial para o setor AVAC-R e o Meio ambiente do Planeta.

Para Charles Domingues, presidente do DNTA, especialista em tratamento de águas e diretor da CDomingues Consultoria, “É de suma importância que o mercado de AVACR, assimile a relevância da água em seus processos, assim como, as tendências ao compararmos os números de água nobre, ou seja, classificada para consumo humano e as águas para processo. Da mesma forma, seguindo a tendência mundial as águas alternativas surgem como condição interessante para usos em sistemas de AVACR, principalmente em torres de arrefecimento, seja em processos para ar-condicionado ou uso industrial. Cabe aqui ressaltar que, as torres são modificadoras de ciclos de concentração da água, sendo por esse motivo imperativo conhecer a característica da água e classificá-la para uso como make-up em sistemas de arrefecimento. Reusar águas para processos perpassa pelo condicionamento da água, por meio do uso de tecnologias específicas visando a melhoria das condições físico-química e microbiológica da mesma. O evento nos trouxe não só a ideia sustentável com relação ao uso da água, assim como, também nos sinalizou para o retorno em forma de eficiência energética no caso de um sistema de condensação/refrigeração, devidamente condicionado com sua performance sendo otimizada por meio do uso de um programa de tratamento de águas adequado (PTA)”

Ao contrário do que parece, a água é um recurso natural esgotável.  Os usos múltiplos da água, o aumento populacional e a gestão inadequada têm utilizado excessivamente as fontes hídricas, produzindo crises e afetando a população mundial. Diante desse panorama, a disponibilidade e gestão sustentável da água entraram na agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) como um dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), o ODS número 6. Dentre algumas estratégias adotadas por alguns, estão as tecnologias voltadas para o uso sustentável da água, que têm aumentado nos últimos anos. destacam-se as águas subterrâneas, aproveitamento de chuva e águas de reuso que são cada vez mais empregadas para uso não nobre. Cabe aqui ressaltar que o uso dessas águas precisa ser adequado (classificados), em função de cada processo.

Desde o momento que o DNTA decidiu realizar este webinar, o grupo sabia que seria um desafio tratar o tema sob os aspectos da sustentabilidade, mas que também poderia ser um divisor de águas literalmente, uma vez que o objetivo era o de ampliar a visão dos participantes no que se referia ao tema de tratamento de águas, não apenas dos profissionais que atuam no setor AVAC-R, mas também do setor cliente sob os aspectos sustentáveis de pontos como: Eficiência energética, sob a ótica do de contribuição ao meio ambiente e economia financeira com reflexos na conta de consumo; Economia de água proteção ambiental e preocupação com a escassez para o consumo humano e economia financeira com reflexos na conta de consumo; e Vida útil dos Sistemas/equipamentos relacionados à performance, manutenção adequada observando os protocolos previstas de manutenção com as devidas periodicidade recomendadas e procedimentos legais, como o uso de produtos corretos, profissionais habilitados, cumprimento das normas, entre outros aspectos.

O evento foi aberto com as considerações do Presidente da ABRAVA, o Eng. Arnaldo Basile que destacou o trabalho pioneiro que o DNTA vem desenvolvendo para os setores representados. A mediação ficou por conta do VP do DNTA Sérgio Belezza, diretor da Bellacqua.

O conteúdo programático foi estruturado de forma que abordou a cadeia operacional do tratamento de águas da seguinte forma:

Charles Domingues – Presidente do DNTA químico, especialista em tratamento de águas e Diretor da CDomingues Consultoria, abriu o painel de palestras destacando o escopo de atuação do DN no contexto do tratamento de águas para o setor AVAC-R. Chamou atenção para o viés sustentável e seus impactos sob a ótica do meio ambiente, destacou pontos sustentáveis em geral como a aplicação do correta do programa de tratamento de água, quebrando paradigmas sob o ponto de vista da qualidade de águas.

Fábio Ambrósio – CEO Diretor da Conexão Universo Ambiental, Sanitarista Especialista em Águas Alternativas e Reuso, seguiu com seu painel destacando o reuso de esgoto sanitário e efluentes industriais. O sanitarista fez um paralelo em relação ao valor investido na operação pelos donos de empresas pela estação de tratamento para esgoto, e quanto ele paga para devolver o efluente para a rede de esgoto. Destacou a questão do reuso e a reutilização de águas tratadas para fins como sistemas de resfriamentos, como os utilizados no setor AVAC-R ou quaisquer outros fins. Recomendou que todas as decisões em relação a tratamento de águas sejam solicitadas a um consultor especializado que possa fornecer informações corretas e de acordo com as normas dos órgãos ambientais.

João Tiziani – Engenheiro Mecânico, Diretor da Consultoria Chuff e Associados, especialista para o setor cliente. A terceira palestra do webinar abordou a importância da qualidade do tratamento de águas. Tiziani chamou a atenção para o incansável discurso para o empreendedor do ponto de vista sustentável ao realizar o tratamento águas adequado. O consultor que atua no setor AVAC-R tem a missão de apresentar as melhores soluções para que um processo de decisão de tratamento de águas seja assertivo e analisadas a origem, qualidade, custo operacional e demais aspectos envolvidos nessa decisão. O equilíbrio necessário para sistemas de condicionamento de ar por meio da expansão direta (água de condensação), indireta (água de condensação/circuitos de água gelada e termoacumulação) e devidas águas de reposições é de fundamental relevância, sendo recomendado desconsiderar quaisquer aspectos genéricos ou fórmulas prontas sem as necessárias avaliações  e diagnostico para a correta decisão. Destaque para alguns aspectos indispensáveis atendimento as normas, PMOC, conceitos de operação e as demandas do empreendedor com relação ao equilíbrio do sistema AVAC-R quanto a qualidade da água utilizada na geração do frio

Profº Alberto Hernandes – Professor livre docente da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (U SP) de Engenharia Mecânica, levou para o webinar um ponto de vista acadêmico soba temática “Tratamento de água: Conceitos e impactos no desempenho energético de sistemas de climatização”, destacou que do ponto de vista de tratamento de água o pior problema e a eficiência energética são as incrustações que acabam por aumentar o nível de eficiência térmica para realização do processo, modificando assim o comportamento do equipamento, diminuindo a eficiência energética e elevando o consumo de energia, além de prejudicar o processo de troca de calor em casos relacionados à refrigeração ou resfriamento por conta da redução de capacidade da ação desejada.

Edgar Gontijo – Engenheiro Elétrico – Gerente Operacional do Shopping Cidade levou para o webinar a visão do setor cliente em relação ao tratamento de água relacionado aos sistemas AVAC-R. Edgar destacou a sua experiencia no seu dia a dia a frente de um sistema de climatização de um Shopping, ambiente comercial que tem a necessidade de ter o funcionamento do sistema de climatização em sua totalidade. Na ocasião destacou que o tema tratamento de água requer o suporte de especialistas no assunto para se entender a sua complexidade. Entre as experiências vividas aos poucos entendeu a relevância de atuar dentro das normas, padrões determinados, obedecendo as recomendações previstas nas manutenções.

Ao final de todas as apresentações, inúmeros questionamentos foram levantados sob diversos aspectos, o que deixou em evidência que as discussões com foco neste tema estão apenas começando, que muito tem para ser discutido em torno do assunto, em prol ao setor, ao cliente, mas principalmente a todo Planeta.

Conclusões DNTA

Diante do cenário mundial, as razões apresentadas no webinar, a necessidade do uso de águas em processos, se faz necessário o conhecimento da água a ser utilizada em sistemas AVACR, visando realizar um procedimento que seja econômico sustentável, e que traga benefícios aos equipamentos.

Programas de tratamento de águas necessitam ser customizados em função da característica da água, estado de conservação dos equipamentos, e pensado em questões ambientais, como por exemplo, o local de instalação das torres de arrefecimento, assim como as recomendações dos fabricantes dos equipamentos.

Contundo, o mundo tende a buscar alternativas para uso de águas visando o consumo não nobre, e dessa forma o DNTA buscou com a realização desse webinar apresentar ao mercado AVACR a necessidade do uso sustentável da agua, demonstrando o retorno sob esse investimento, assim como a necessidade de estabelecer programas de tratamentos de aguas (PTAs)  em conformidade com essa caminho para ser uma realidade mundial.

O webinar realizado no dia 17 de novembro, está disponível no canal do Youtube oficial da ABRAVA no link https://www.youtube.com/watch?v=K4QUTBJy97w

Para informações referentes ao escopo de atuação do DNTA acesse https://abrava.com.br/departamentos-nacionais/dn-tratamento-de-agua/

 

Cadastre-se para receber as matérias também via WhatsApp

Portais de Notícias 2A+

Conteúdos exclusivos, matérias, entrevistas, artigos, eventos e muito mais todo dia, a qualquer momento, para fazer de você o seguidor melhor informado.

Jornalismo feito por Jornalistas.

Integramos os elos entre a indústria, os fornecedores, o varejo e o consumidor. A Qualidade que seleciona seguidores de Qualidade.

Os fornecedores que prestigiamos são os nossos anunciantes.

Faça network com o mercado, não disperse tempo e dinheiro, anuncie conosco. Quem tem poder de decisão está nos Portais 2A+. 

The best way to access the Brazilian life sciences industry market.

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Fale com os gestores