quarta-feira , 12 junho 2024
Capa » HVAC de processo » SMACNA Brasil e ABRAVA premiam seis empreendimentos executados em 2022

SMACNA Brasil e ABRAVA premiam seis empreendimentos executados em 2022

Critérios avaliados incluíram a incorporação de tecnologia de ponta, inovação, uso responsável de energia, compromisso com a qualidade do ar, preservação do meio ambiente e normatização

São Paulo, novembro de 2023 – Em 08 de novembro último, a SMACNA BRASIL (Sheet Metal Air Conditioning Contractors’ National Association) e a ABRAVA (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento), realizaram a 29ª edição do “Destaques do Ano 2023”, no Espaço APAS, em São Paulo – SP.

Cerca de 400 pessoas estiveram presentes na solenidade de premiação, entre eles, todos os envolvidos nos empreendimentos premiados a partir dos proprietários, clientes finais, gerenciadores, construtores e empresas do setor de HVAC-R como fabricantes, fornecedores e instaladores.

A SMACNA Brasil esteve representada pelo presidente Edson Alves; pelo vice-presidente, João Carlos Corrêa da Silva; por Alexandre de Paula, diretor; e de seus colaboradores Selma Lima e Alex Amorin.

“É com imensa alegria e satisfação que damos as boas-vindas à 29ª edição do ‘Destaques do Ano Smacna Brasil’. Estamos honrados em reconhecer os méritos dos trabalhos de engenharia termo ambiental realizados no ano de 2022 e a busca incessante pela excelência na qualidade das instalações, traduzida em seis obras que se destacaram no ano passado. Ao longo deste período, já reconhecemos 196 projetos executados em diferentes estados do Brasil. Expresso ainda, nossa gratidão aos patrocinadores que contribuíram significativamente para a realização e sucesso deste evento!”, comemorou Alves durante seu discurso de abertura.

Instituído em 1993, a premiação tem como propósito destacar a excelência dos principais projetos executados no mercado, concluídas no ano anterior, sejam elas associadas à SMACNA, ABRAVA, ou convidado por algum fabricante patrocinador, tornando-se assim, o principal evento do setor de HVAC-R.

Arnaldo Basile, presidente executivo da ABRAVA, enfatizou a importância do evento, que expressa soluções inovadoras e tendências futuras em termos de tecnologias.

“Trago a memória a definição de ar condicionado segundo a ABNT, contida no livro ‘Ar Condicionado – Volume 1, 2ª edição’, escrito em 1968 por Remi Benedito Silva. Passados 55 anos, os fundamentos continuam os mesmos, porém, as mudanças se deram através da engenharia multiplural na área de HVAC-R, desde fabricantes, instaladores, fornecedores, gerenciadores até o usuário final. Isso é motivo de comemoração!”, disse Basile.

Critérios avaliados

Mantendo o formato de avaliação das obras inscritas, instituído desde a edição passada, a Comissão Julgadora representada por Antonio de Campos Mariani (Poli-USP/Smacna Brasil); Francisco Pimenta (Climatizar Engenharia); Gustavo Michelena (Michelena Engenharia); Oswaldo Bueno (Smacna Brasil-Abrava); e Raymond Khoe (MHA Engenharia), avaliou projetos candidatos que atendam às rigorosas normas técnicas e estejam em conformidade com os pré-requisitos estabelecidos no Regulamento do Concurso Destaques do Ano.

Os critérios essenciais para a conquista desta premiação incluem a incorporação de tecnologia de ponta, a inovação, o uso responsável de energia, o compromisso com a qualidade do ar interno e a preservação do meio ambiente.

Dos empreendimentos inscritos, seis foram premiados nas seguintes categorias: Retrofit / Conforto – Luna Crescente (São Paulo – SP); Obra Nova / Industrial – Nutera-RP (Ribeirão Preto – SP); Hospital Mater Dei Salvador (Salvador – BA); Hospital e Maternidade São Luiz Osasco (Osasco – SP); Obra Nova / Conforto – Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Catedral (Cascavel – PR); e Obra Nova / Ventilação – Ecourbis TVE Vergueiro (São Paulo – SP).

Vale destacar que a SMACNA Brasil está focada no cliente final, disponibilizando os melhores resultados da engenharia do setor, promovido por todos os envolvidos, desde projetistas, fabricantes, fornecedores e, principalmente, instaladores que consolidam a excelência, qualidade e inovação tecnológica de todo o processo através da informação e integração de profissionais do mercado de Aquecimento, Ventilação, Ar Condicionado, Refrigeração e Tratamento do Ar com os setores-clientes, unido as diversas áreas correlatas.

Para saber mais detalhes dos seis empreendimentos premiados “Destaques do Ano 2023”, acesse https://smacna.org.br/premio/

Homenagem especial reconhece legado de Áureo Salles

Nesta edição, a SMACNA Brasil homenageou Áureo Salles de Barros, engenheiro e CEO da A.Salles Engenharia, por sua vivência e contribuição para o desenvolvimento de ações em favor do setor de HVAC-R, reconhecendo seu legado inestimável.

Um dos fundadores do Chapter SMACNA Brasil, acompanhado dos filhos Leonardo e Alexandre, Áureo enfatizou a missão da entidade desde quando um grupo de empresários do setor de HVAC se reuniu para conhecer a sede da SMACNA nos EUA com o objetivo de trazer ao mercado brasileiro recomendações técnicas e normas para a melhoria da qualidade das instalações brasileiras, seguindo esses parâmetros.

“Estou muito honrado em receber uma homenagem desta natureza. Como diz o poeta ‘O melhor lugar do mundo é aqui e agora’. Essa é oportunidade única para compartilharmos nossas capacidades intelectuais e físicas para vencer os desafios e obstáculos. Ao longo de minha jornada, agradeço a todos os professores pelo conhecimento que obtive deles, pois sem isso, eu não seria o que sou hoje. Reconheço a importância do aprendizado também por meio dos amigos que conquistei durante esses anos de atuação no setor, através de entidades, fornecedores e clientes”.

Áureo finalizou seu discurso relembrando Osmar Silva: “Carrego comigo a grande e grata memória da convivência com o Osmar. Nós costumávamos brincar dizendo a seguinte frase: ‘Dr Osmar também é cultura’”.

O evento contou ainda com a presença de Gustavo Loyola, que apresentou a palestra “Perspectivas da Economia no País”. Doutor em Economia pela Fundação Getúlio Vagas de São Paulo e sócio-diretor da Tendências Consultoria Integrada, Loyola foi presidente do Banco Central (BC) em duas ocasiões e presidiu o Conselho Fiscal do Itaú. Atuou ainda como diretor da Planibanc Corretora de Valores, além de diretor-adjunto do Banco de Investimento Planibanc, e eleito “Economista do Ano de 2014” pela Ordem dos Economistas do Brasil.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

× Fale com os gestores