terça-feira , 24 novembro 2020
Capa » HVAC-R » Público feminino do setor AVAC-R contribui com pesquisa do Comitê de Mulheres da ABRAVA

Público feminino do setor AVAC-R contribui com pesquisa do Comitê de Mulheres da ABRAVA

Pesquisa realizada pelo Comitê de Mulheres da ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento apresenta cenário da presença feminina no setor AVAC-R e define ações para 2021.

O objetivo da pesquisa era entender melhor o posicionamento e necessidades do público feminino que atua nos setores representados, independentemente da área de atuação ou cargo, para o desenvolvimento de um planejamento de ações para o próximo ano.

Para Priscila Baioco, presidente do Comitê de Mulheres da ABRAVA e gerente de vendas da Armacell, “conhecer o perfil das mulheres do setor AVAC-R é essencial para o sucesso dos trabalhos que serão desenvolvidos pelo comitê, a adesão à pesquisa foi surpreendente e mostra o engajamento das mulheres com esta jornada e com nosso mercado.

O Comitê de Mulheres da ABRAVA assumiu um compromisso junto às mulheres do setor e tem trabalhado neste sentido. Há até bem pouco tempo atrás, não havia no setor AVAC-R uma atuação voltada especificamente ao público feminino, fator em mudança, não por uma imposição, mas devido à realidade do mercado de trabalho, que mudou.

Perfil das mulheres no setor AVAC-R

As respostas obtidas por meio das participantes da pesquisa desenvolvida pelo Comitê de Mulheres permitiram traçar um breve perfil e necessidades da profissional mulher que atua no setor AVAC-R, tais como:

  • Mais de 66% das mulheres do setor não o haviam escolhido originalmente para a sua atuação, porém, uma vez estando nele, se apaixonaram e permaneceram;
  • A mulher tem investindo cada vez mais em qualificação profissional – quase 70% das entrevistadas possuem, no mínimo, ensino superior completo, sendo uma parcela altíssima de engenheiras;
  • Temas como Liderança, coordenação de equipes, gestão de projetos, orientação de carreira e educação financeira estiveram entre os mais citados como potenciais pontos de treinamentos;
  • Desejam melhorar o seu planejamento profissional, seja com relação à própria carreira como um todo, seja quanto à estrutura do seu negócio; existe uma longa jornada a ser percorrida com relação a conquistas de equidade de gêneros;
  • A remuneração feminina é inferior à dos homens;
  • Uma parcela considerável das entrevistadas não se sente representadas pelas lideranças do setor e já sofreram ou sofrem algum tipo de discriminação por serem mulheres;
  • Menos de 17% das entrevistadas de empresas privadas ocupam cargos de liderança;
  • Somente 30% relatam equilíbrio entre homens e mulheres no quadro geral de funcionários nas empresas onde atuam;
  • 90% das autônomas e microempreendedoras individuais que participaram da pesquisa, relatam não ter feito nenhum tipo de planejamento antes de começarem de fato a empreender nesse mercado; entre outras.

Com o resultado da pesquisa, o Comitê tem agora condições de elaborar um planejamento pioneiro diferenciado, oferecer ao público feminino informações com conteúdo de qualidade e alinhado às suas necessidades e expectativas.

O Comitê de Mulheres dará seguimento agora ao planejamento das ações para 2021 considerando os resultados obtidos. Tanto temas mais técnicos quanto de capacitação profissional serão cobertos. Competências e habilidades como liderança, planejamento de carreira, gestão de equipes e equilíbrio emocional estão dentro do escopo proposto.

De acordo com Paula Souza, Gestora do Subcomitê de Empreendedorismo e Gerente de Projetos de Customer Experience da Danfoss, “A realização desta pesquisa nos permitiu entender as aflições, ambições e realidade do nosso público-alvo. Com isso, daremos início ao trabalho com um planejamento concreto, preparado com foco no resultado apresentado na pesquisa. As mulheres do AVAC-R podem esperar um 2021 recheado de oportunidades de desenvolvimento com o suporte da ABRAVA.”

Para mais informações a respeito da atuação do Comitê de Mulheres da ABRAVA acesse https://abrava.com.br/a-abrava/comites/comite-de-mulheres-abrava/ ou envie para o email [email protected].

Cadastre-se para receber as matérias também via WhatsApp

Portais de Notícias 2A+

Conteúdos exclusivos, matérias, entrevistas, artigos, eventos e muito mais todo dia, a qualquer momento, para fazer de você o seguidor melhor informado.

Jornalismo feito por Jornalistas.

Integramos os elos entre a indústria, os fornecedores, o varejo e o consumidor. A Qualidade que seleciona seguidores de Qualidade.

Os fornecedores que prestigiamos são os nossos anunciantes.

Faça network com o mercado, não disperse tempo e dinheiro, anuncie conosco. Quem tem poder de decisão está nos Portais 2A+. 

The best way to access the Brazilian life sciences industry market.

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Fale com os gestores