segunda-feira , 24 setembro 2018
Capa » HVAC » Conquista da lei que regulamenta espaços climatizados impacta diretamente no bem-estar da população

Conquista da lei que regulamenta espaços climatizados impacta diretamente no bem-estar da população

A aprovação da medida para espaços públicos e privados visualiza uma melhora significativa na qualidade do ar coletivo.

Quando deram início, em meados dos anos oitenta, às movimentações para a normalização do uso de ar condicionado, os agentes do setor se empenharam ao máximo para firmar uma norma que garantisse a qualidade do ar adequado para a circulação de pessoas em ambientes climatizados. Agora, com a lei sancionada pelo presidente Michel Temer, edifícios públicos e privados devem seguir um Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC), que visa prevenir ou minimizar riscos à saúde de seus ocupantes.

As medidas que levaram ao estudo e luta pela aprovação da lei, consideraram, entre outras razões também importantes, o exorbitante número de mortes causado pela má qualidade do ar. Segundo dados do estudo Global Burden of Disease (em português, Peso Global das Doenças), a poluição mata cerca de 5,5 milhões de pessoas por ano, causando câncer de pulmão e diversas outras doenças que poderiam ser evitadas com o empenho de proprietários em proporcionar ambientes seguros e puros aos ocupantes.

Agora, com a regulamentação, os sistemas já instalados têm o prazo de 180 dias para cumprimento dos requisitos, enquanto as novas instalações já devem constar conformidade com a lei. E é neste panorama que as empresas do segmento comemoram a incorporação dos sistemas de filtragem de ar, já que elas vêm batendo nesta tecla há mais de quinze anos.

Como pioneira nos estudos da contaminação e desenvolvimento de soluções para ambientes internos, a AAF Flanders se posiciona como uma grande defensora da qualidade de vida para frequentadores de ambientes climatizados. “Estamos contentes e preparados para essa novidade, uma vez que os sistemas de filtragem de ar para espaços climatizados priorizam tanto o bem-estar dos ocupantes como também impacta na conservação da infraestrutura dos estabelecimentos, que ganham em redução de custos e prolongamento da vida útil de equipamentos”, explica o Gerente Técnico da American Air Filter para a América Latina, José Senatore.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*