quinta-feira , 26 maio 2022
Capa » HVAC-R » ABRAVA lança calculadora que mede a qualidade do ar interno em prol a saúde e segurança das pessoas

ABRAVA lança calculadora que mede a qualidade do ar interno em prol a saúde e segurança das pessoas

Dia Mundial da Saúde (7 de abril) foi especialmente escolhido pelo Qualindoor – Departamento Nacional de Qualidade do Ar Interno da ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento para o lançamento da Calculadora de Qualidade do Ar Interno, desenvolvida para promover a saúde e a segurança das pessoas. 

Evidências científicas comprovam que a disseminação em massa da Covid-19, está intimamente ligada  aos aerossóis infecciosos aerotransportados, situação que  gerou diversas dúvidas, em especial em relação ao ar respirado nos ambientes fechados, e a eficácia de soluções para tratamento e descontaminação do ar, reforçando a necessidade da criação de um mecanismo que relacionasse quais fatores capazes de colocar uma pessoa em risco em tempos de pandemia em meio à tantas inverdades.

Em março, a pandemia ganhou um novo capítulo, com a desobrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados – exceto transporte coletivo e estabelecimentos de saúde – em alguns estados, como São Paulo. Isso tem gerado dúvidas sobre a qualidade do ar respirado e o possível contágio em ambientes internos.

É diante deste cenário de incertezas,  que no dia 7 de abril, a ABRAVA promoveu o webinar de lançamento da Calculadora de Qualidade do Ar Interno. O evento foi mediado por Henrique Cury, membro do Qualindoor e diretor da Ecoquest, e apresentação do conceito e das especificações da calculadora, pelo Eng° Mário Canale, vice-presidente do Qualindoor e diretor da Aeris Qualidade do Ar.

O conceito usado para o desenvolvimento da calculadora tem como referência estudos de  renomados pesquisadores internacionais em transmissão de doenças aerotransportadas,  o embasamento se deu por meio de estudos científicos como do Professor de Engenharia Química e Matemática do MIT, Martin Z. Bazant e do Professor de Matemática, John W. M. Bush, que em conjunto aos seus estudos correlacionados como “Beyond Six Feet: A Guideline to Limit Indoor Airborne Transmission of COVID-19” e “Monitoring carbon dioxide to quantify the risk of indoor airborne transmission of COVID-19”. A calculadora deve ser usada como uma ferramenta de consulta rápida para a checagem da qualidade do ar interno de um determinado ambiente.

A viabilização da  Calculadora é mais uma prestação de serviço público promovida pela ABRAVA, ela é gratuita, simples e objetiva, e pode ser utilizada por qualquer pessoa, pois, para o cálculo da QAI de um ambiente, basta inserir informações como, a quantidade de pessoas e seu perfil de ocupação, e as especificações das instalações.

A calculadora pode ser utilizada por qualquer usuário que faça uso de um ambiente fechado, ou seja, qualquer pessoa que queira verificar a segurança do ambiente que frequenta, como também se apresenta como ferramenta adicional ao trabalho de profissionais como: profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, farmacêuticos), profissionais de facility management e projetos (engenheiros, arquitetos, técnicos), podendo ser manuseada por diferentes perfis de profissionais, com  a inclusão de informações básicas ou de valores técnicos no modo avançado, que permite melhor profundidade de dados quando realizadas por especialistas.

Serviço

Webinar: “Ferramenta de consulta rápida da qualidade do ar interno”

Onde:  Canal do YouTube oficial da ABRAVA

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

×

Powered by WhatsApp Chat

× Fale com os gestores