quinta-feira , 21 novembro 2019
Capa » Home » Saiba quando o mapeamento térmico deve ser feito em uma indústria
Saiba quando o mapeamento térmico deve ser feito em uma indústria

Saiba quando o mapeamento térmico deve ser feito em uma indústria

O processo de mapeamento térmico é uma etapa essencial para que as indústrias alimentícias, farmacêuticas e de outros setores garantam a qualidade na entrega de seus produtos e para que estejam de acordo com as normas.

Neste post apresentamos de maneira simples o conceito de mapeamento térmico, como funciona e qual a sua importância, além de informar com que frequência ele deve ser realizado. Continue a leitura e confira!

O que é mapeamento térmico?

Basicamente, esse mapeamento trata-se de um serviço em que é possível detectar os pontos críticos de temperatura e umidade relativa nos processos de transporte, distribuição e guarda em armazéns, câmaras refrigeradas e climatizadas de alimentos, medicamentos e demais insumos.

Como o mapeamento térmico funciona?

O principal objetivo do mapeamento térmico é identificar os pontos mais críticos, sejam eles frios ou quentes, assim como as variações de temperatura de um depósito ou de um galpão, por exemplo.

Assim sendo, é muito importante monitorar e realizar atividades no intuito de garantir a estabilidade térmica do espaço estudado, certificando-a por meio de registros e dando respaldo para a atuação do setor de controle de qualidade.

Qual é a importância do mapeamento térmico?

Este estudo é de grande relevância para que o departamento de qualidade consiga compreender as condições climáticas vigentes em seu espaço de armazenagem, definindo critérios de localização para produtos de condições ambientais controladas ou insumos de armazenagem crítica. Por meio do mapeamento térmico, portanto, é possível determinar:

  • os pontos frios e quentes de todo o ambiente;
  • o local que apresenta menor ou maior umidade;
  • a estabilidade térmica do local;
  • os valores médios de temperatura em diversas alturas de um armazém.

Com que frequência o mapeamento térmico deve ser realizado?

Essa medição precisa ser executada pelo menos duas vezes ao ano. O mais importante é ter em mente que os testes devem ser feitos sempre de maneira periódica, e isso é definido de acordo com a necessidade de cada tipo de indústria.

Vale lembrar que essa definição deve ser objeto da análise de riscos, e também que é fundamental justificar qualquer tipo de mudança de periodicidade. Além disso, como o ciclo é sempre contínuo durante a vida de um armazém, com mudanças de temperatura (inverno e verão) influenciando em todo o processo produtivo, qualquer alteração significativa deve ser validada.

Por fim, é preciso ter em mente que o mapeamento térmico, entre outras coisas, serve para prevenir danos ao estoque, reduzir o prejuízo, aumentar a segurança e elevar a confiabilidade de uma indústria. A Rigor Automação trabalha somente com parceiros renomados em calibração RBC e rastreável; pressão, temperatura e umidade; laboratório ou In Loco.

Fonte: Rigor Automação

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Fale com os gestores