quinta-feira , 21 outubro 2021
Capa » Home » Novo presidente da ISPE Brasil revela desafios e planos para geração e disseminação de conhecimento técnico-científico
Novo presidente da ISPE Brasil revela desafios e planos para geração e disseminação de conhecimento técnico-científico
Divulgação ISPE Brasil

Novo presidente da ISPE Brasil revela desafios e planos para geração e disseminação de conhecimento técnico-científico

Em entrevista exclusiva ao Portal 2A+ Farma, Ricardo Miranda falou sobre os principais desafios à frente da ISPE Brasil e revelou as novidades previstas. Miranda assumiu interinamente a Presidência no dia 19 de abril após o falecimento de Mario Brenga Giampietro e, seguindo o Estatuto da Entidade, tornou-se a partir de 1º. de junho o cargo de Presidente com vigência até dia 31/12/2022.

Ricardo Miranda é Farmacêutico Bioquímico, formado pela Universidade de São Paulo, Pós-graduação CEAG- Fundação Getúlio Vargas; MBA em Gestão Econômica e Estratégica de Projetos e Certificação CPIM – APICS ®. Atuou em várias áreas técnicas da indústria farmacêutica (qualidade, desenvolvimento, produção, engenharia, excelência operacional, logística e supply). Há mais de 20 anos atua na área de logística de temperatura controlada nas Américas e Presidente do Comitê de Cadeia Fria ISPE Brasil desde 2011. Diretor de Operações do Grupo Polar e Consultor Sênior na RM Consulting. Diretor Executivo Vice-Presidente ISPE Brasil Biênios: 2019/2020 e 2021/2022.

Confira a entrevista.

Quais os seus principais desafios como presidente?

Ricardo Miranda – Substituir um grande líder como o Mario Brenga Giampietro é sempre um desafio e uma motivação ampliada. Estamos em um momento de transição passando de uma situação pandêmica para uma situação, ao final de 2021, de controle de contaminações, o que todos esperamos.

Precisamos nos preparar para um mundo profissional híbrido, saindo do virtual para o retorno gradativo ao presencial, claro conservando os ganhos e facilidades que as ferramentas de inteiração à distância nos propiciaram nestes últimos 15 meses.

Preparar os treinamentos ISPE Brasil para este retorno híbrido será um desafio aos diretores e líderes de comitês e neste sentido cabe a mim e aos diretores executivos, Ana Marie Kaneto e André Goto, parceiros de tantas batalhas, facilitarmos este planejamento e sua execução, além de buscarmos novas ferramentas e competências para acrescentar ao repertório ISPE Brasil.

Outros três pontos a serem destacados são:

Ampliar a cooperação com as agências reguladoras no âmbito federal, estadual e municipal, seja no tocante à saúde humana (Anvisa e Visas) ou à abertura de canais com o MAPA, visando a inteiração com as ciências da vida veterinária, além de organismos que regulam nosso dia a dia profissional como por exemplo o INMETRO.

O segundo ponto será ampliar a cooperação com a ISPE Estados Unidos, buscando, por meio dos comitês ou experts brasileiros, trazer ao nosso mercado as mais atuais tecnologias e tendências regulatórias, nos preparando para as grandes mudanças e oportunidades que o mundo pós pandêmico nos trará, sem esquecer as afiliadas irmãs da América Latina.

O terceiro ponto é ampliar a participação na área social. Hoje por meio, principalmente, do comitê Women in Pharma® temos atuado junto às populações mais vulneráveis e, baseados nestas iniciativas, vamos sistematizar e difundir a outros comitês e associados este voluntariado social.

Quais as novidades previstas?

Ricardo Miranda – Analisamos algumas iniciativas, claro que limitados pelo distanciamento social, sempre pautados pelas duas máximas da ISPE: gerar conhecimento técnico-científico e promover a disseminação das diferentes vertentes da cultura de ciências da vida, implementaremos:

  • uma nova web page para a ISPE Brasil, ampliando a User Experience de nossos associados, treinandos e visitantes. Além da segurança deste site, onde serão postados short webinars, artigos técnicos que reflitam os temas mais impactantes da atualidade e, em uma nova faceta, temas que desenvolvam nossas soft skills, tão importantes ao desenvolvimento profissional;
  • em breve uma regularidade de publicações nos veículos de mídia da área, cumprindo com nossas duas prioridades institucionais e abrindo um novo espaço para nossos associados apresentarem seus conhecimentos;
  • um ponto que está sendo concebido nestes meses é a criação de um curso de média duração no qual propiciaremos aos participantes uma imersão prática nos principais temas e boas práticas das ciências da vida, ampliando ou sedimentando o Sistema de Gerenciamento de Qualidade Farmacêutico (humano e animal).

Quais os atuais comitês e quais outros pretendem criar?

Ricardo Miranda – Atualmente contamos com os seguintes comitês:

  • Gestão de Projetos
  • Boas Práticas de Engenharia
  • Processos Estéreis
  • Contenção
  • HVAC
  • GAMP
  • Risk Mapp
  • Cadeia Fria
  • Validações – Limpeza, Processos e Validação Analítica
  • Serialização (T&T)
  • Calibração
  • Utilidades Críticas
  • Pharma 4.0
  • Women in Pharma

Em nosso planejamento estratégico, para o segundo semestre, está prevista a revisão de alguns comitês unindo temas ou, em certos assuntos, gerando spin off em consonância ao solicitado pelo mercado.

Dois novos comitês estão sendo planejados contemplando justamente à demanda de nossos associados, um temporário com o foco “Implementação da RDC 430/2020”, um dos temas que mais movimentam o mercado neste momento, e o segundo “Sustentabilidade”, lembrando que todos os associados da ISPE Brasil são bem-vindos a ingressar nos comitês.

De que forma a ISPE Brasil se adaptou e está se adaptando ao “novo normal”, de modo a continuar atingindo os seus objetivos e crescer ainda mais?

Ricardo Miranda – Acredito que muito foi dito acima sobre esta adaptação, mas gostaria de destacar a rápida adequação ao ensino à distância. Nossos palestrantes mudaram os treinamentos ao formato EAD e com o sempre presente suporte de nossa Gerente de Operações, Ana Lúcia Valente Dória, geraram conteúdos que foram transmitidos em webinars e treinamentos a milhares, realmente milhares, de profissionais no último ano, sendo o feedback recebido destes treinandos muito positivo e motivador.

Quais os benefícios da ISPE para seus associados?

Ricardo Miranda – Além do excepcional networking local e internacional, sempre há um membro com expertise quando necessitamos, destaco:

  • acesso à biblioteca virtual da ISPE-US;
  • participação nos comitês;
  • publicação de artigos em veículos de renome;
  • participação em Comunidades de Práticas internacionais com profissionais referência em âmbito mundial;
  • descontos em treinamentos;
  • descontos na aquisição de literatura técnica ISPE;
  • possibilidade de palestrar em eventos da ISPE ou de organizações de renome, no Brasil e América Latina;
  • reconhecimento internacional por ser um membro ISPE.

Sobre a ISPE Brasil

A ISPE é uma organização sem fins lucrativos, focada no desenvolvimento e disseminação do conhecimento e boas práticas de fabricação para profissionais engajados na pesquisa, produção e distribuição de medicamentos de qualidade para o consumo humano. As atividades da associação são sustentadas através do trabalho voluntário de profissionais provenientes das indústrias de Ciências da Vida – Farmacêuticas, Veterinárias, Cosméticas, Dispositivos Médicos e áreas correlatas: agências regulatórias, meio acadêmico e entidades de classe.

Redação: Portal 2A+Farma. Permitida a reprodução parcial ou total desde que citada a fonte 2A+ Farma com link para esta página. A não inclusão desta informação com link implicará nas medidas legais previstas em lei.

Cadastre-se para receber as matérias também via WhatsApp

Portais de Notícias 2A+

Conteúdos exclusivos, matérias, entrevistas, artigos, eventos e muito mais todo dia, a qualquer momento, para fazer de você o seguidor melhor informado.

Jornalismo feito por Jornalistas.

Integramos os elos entre a indústria, os fornecedores, o varejo e o consumidor. A Qualidade que seleciona seguidores de Qualidade.

Os fornecedores que prestigiamos são os nossos anunciantes.

Faça network com o mercado, não disperse tempo e dinheiro, anuncie conosco. Quem tem poder de decisão está nos Portais 2A+. 

The best way to access the Brazilian life sciences industry market.

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Fale com os gestores