sexta-feira , 19 abril 2024
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EXCLUSIVO: Divisão de Consumer Healthcare da Sanofi tem como principal pilar a inovação

EXCLUSIVO: Divisão de Consumer Healthcare da Sanofi tem como principal pilar a inovação

Em entrevista exclusiva ao Portal 2A+ Farma, Daniele Cunha, diretora de Inovação de CHC no Brasil, destaca as características da área, que produz marcas líderes em seus segmentos, como Dorflex. Confira.

1) Descreva a área de Inovação da CHC (Consumer Healthcare ) da Sanofi?

A CHC tem como principal pilar em 2019 a inovação. Sendo um laboratório que produz marcas líderes em seus segmentos, como Dorflex, uma marca 100% brasileira com quase 50 anos de mercado e que continua a ser o medicamento mais vendido no Brasil e consagradas por consumidores e médicos como Allegra, Novalgina, Dulcolax e Pharmaton, trabalha para manter esses bons resultados.

Sanofi (Suzano). Foto: André Porto

E, para se tornar uma empresa referência em saúde e inovação, 85% dos projetos de inovação da CHC são totalmente desenvolvidos localmente, com investimento previsto acima de R$ 50 milhões. Do crescimento de CHC em 2019, a expectativa é que 60% venha de inovação. No Brasil, a expectativa é que inovação represente mais de 50% do crescimento nos próximos 5 anos. Para se ter uma ideia da importância em inovar, em nosso Centro de Desenvolvimento e Inovação, em Suzano, já foram desenvolvidos mais de 40 produtos ao longo de 12 anos de história.

Estamos investindo fortemente no pipeline para estar entre as melhores do setor, sempre com foco nas quatro categorias globais: dor (que inclui as marcas Dorflex e Novalgina), alergia (Allegra, cuja versão de 120 mg passou a ser isenta de prescrição em 2017), nutrição (com o polivitamínicos Pharmaton Complex B) e gastro (com o probiótico Enterogermina). Essas marcas prioritárias também receberam investimentos em campanhas de comunicação digital, por exemplo. O objetivo é entender e estar cada vez mais presente na jornada do consumidor por meio de conteúdos científicos e prestação de serviço que melhorem a qualidade de vida.

2) Como desenvolve suas pesquisas e como interagem com os outros setores?

O time de inovação da CHC trabalha em conjunto com as outras áreas de empresa. Dessa forma, as ideias podem surgir de diferentes canais, por meio de brainstorming, pesquisa de consumidores, ideias de times locais (P&D, Tendências), entre outros. Essas ideias passam por filtros de viabilidade, considerando aspectos médicos, regulatórios, financeiros e técnicos para depois seguir para o setor de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), que, então, desenvolve o produto, atendendo aos mais elevados padrões de Qualidade. Os produtos desenvolvidos são submetidos à aprovação da autoridade sanitária do país e somente após esta etapa, podem ser comercializados. Após aprovação, o item é industrializado e comercializado. Dizemos que o processo de inovação da CHC é end to end (desde a ideia do produto até a fabricação e comercialização).

Um exemplo é toda a linha de Depura que foi lançada a partir de ideias pesquisadas e concebidas no Centro de Desenvolvimento CHC de Suzano, assim como Cepacol Cool Ice, Novalgina 1G tablet, Dermacyd ProBio e Oscal Cit. Outro exemplo interessante a ser citado é o Pharmaton Complex, que foi desenvolvido em tempo recorde – 9 meses entre realizar o diagnóstico e trazer a solução pronta para abrir vendas.

3) Conte os últimos lançamentos da empresa originados de iniciativa desse setor.

Neste ano, Consumer Healthcare terá em torno de oito lançamentos, que vão desde novas embalagens e extensões de linha, até novos produtos em torno das marcas principais. Com essas novidades e nosso investimento em inovação, o objetivo é garantir um crescimento sustentável para torná-la o melhor negócio de CHC no Brasil até 2022.

Até o momento, tivemos os seguintes lançamentos:

Integrando a família de Dulcolax e reforçando seu compromisso com a saúde e bem-estar dos pacientes, a Sanofi lançou Dulcogas, mais um produto para compor o portfólio de saúde gastrointestinal. Já comercializado em países como Estados Unidos, Portugal e Austrália, a marca é a segunda maior em vendas da área de Consumer Healthcare da Sanofi no mundo. Dulcogas dispõe da tecnologia Gasflex e alivia os sintomas provocados pelo excesso de gases no aparelho digestivo, como dores e cólicas abdominais, flatulência e estufamento.

Enterogermina, o probiótico mais vendido do mundo, e que tem a principal função de equilibrar a flora intestinal –, normalmente danificada após episódios de desarranjo do intestino, foram lançadas novas embalagens tamanho família: Enterogermina 2 Bcfu/5 mL 10 Frascos (sendo 1 dose diária) e o Enterogermina 2 Bcfu/5 mL 20 Frascos (indicadas para 1 a 3 doses diárias5). As novas embalagens oferecem tratamento para toda a família, já que é comum que as pessoas que convivem em um mesmo ambiente sejam afetadas por casos de virose e diarreia e a adesão ao tratamento.

Allegra, que é o antialérgico nº 1 do mundo e o mais recomendado por médicos, anunciou uma inovação em sua linha de produtos: a apresentação em caixa com 30 comprimidos de 180 mg., idealizada para facilitar a adesão ao tratamento de longo prazo. O medicamento é indicado para tratar os sintomas de rinite alérgica e urticária.

4) Falando em Allegra, como se chegou a nova apresentação? Qual o impacto esperado na satisfação do cliente e no incremento de vendas? Já tem números para apresentar?

A nova concepção de embalagem de Allegra foi desenvolvida para se adequar as necessidades dos nossos consumidores e facilitar a adesão ao tratamento de longo prazo.

Como o produto foi lançado no mês passado, em maio, ainda não temos números que quantifiquem os resultados em vendas, mas a aceitação do produto é notada. Por uma questão estratégica, não abordamos expectativas futuras.

 5) Gostaria de acrescentar algo?

O Brasil está entre os três países mais importantes para a área de CHC da Sanofi globalmente. Estamos entre os líderes do mercado de medicamentos OTC do Brasil e somos o número 1 na América Latina.

Nós inovamos muito além dos produtos, como também em serviços, como o uso de plataformas digitais para atender o consumidor da melhor forma, onde ele estiver. Promovemos aceleração digital à medida que nos esforçamos para nos tornarmos a escolha certa para parcerias digitais transformadoras na área da saúde, como as já realizadas com Rappi e Amazon. Com isso, CHC quer contribuir para que a empresa seja parceira da jornada de saúde das pessoas, oferecendo medicamentos isentos de prescrição e produtos de consumo. Trabalhamos no dia a dia para conhecer profundamente as necessidades dos consumidores para entregar a eles os melhores produtos para o cuidado com a saúde.

Redação: 2A+ Farma

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte.

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