No planejamento estratégico da Aspen Pharma para os próximos cinco anos está o investimento de quase R$ 50 milhões na fábrica no Espírito Santo. A maior parte desse aporte será destinado para a área de anestésicos visando o mercado nacional a curto prazo e a exportação para países da América do Sul em um segundo momento.
“O principal desafio a partir de agora é preparar a Aspen Pharma para o futuro. E isso passa, principalmente, por pessoas. Devemos recrutar, treinar e promover as pessoas certas nas posições certas. Deixá-las mostrar todo o seu potencial. Essa é a forma mais inteligente de assegurar um futuro de mais sucesso ainda”, afirmou com exclusividade ao Portal Farma o presidente da Aspen Pharma Brasil, Alexandre França.
A unidade industrial da Aspen no Brasil está localizada no município de Serra, no Espírito Santo. Com 27 mil m² de área total e 6 mil m² de área construída, a fábrica atende ao mercado brasileiro com produtos para receituário médico e venda livre (MIP). As áreas de Fabricação e Embalagem Primária de Sólidos Orais, Líquidos e Semissólidos são áreas farmacêuticas classificadas (classe 100.000) e possuem sistemas de Ar Condicionado (HVAC) perfeitamente dimensionados para evitar qualquer risco de contaminação cruzada entre salas e áreas. Tal feito se dá, além dos procedimentos implementados, através de um balanceamento entre áreas, com diferencial de pressão de no mínimo 5 pascais entre as mesmas.
São produzidas as seguintes formas farmacêuticas:
- Comprimidos
- Comprimidos revestidos
- Drágeas
- Cremes
- Pomadas
- Géis
- Líquidos
A capacidade produtiva anual é de 880 milhões de comprimidos e 15 milhões de bisnagas/frascos. A fábrica atende integralmente a todos os programas exigidos pela legislação sanitária, entre eles as Boas Práticas de Fabricação, Medicina e Saúde Ocupacional, Prevenção de Acidentes e Gerenciamento de Resíduos de Saúde. Também promove a coleta seletiva de seus resíduos, destinando-os à reciclagem. Tal iniciativa faz parte dos programas de incentivo à melhoria de qualidade de vida e responsabilidade socioambiental da empresa.
Redação: Portal 2A+ Farma
Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte.