domingo , 20 outubro 2019
Capa » Home » EXCLUSIVO: diretor da Adata fala sobre a maior Sala Limpa do País
EXCLUSIVO: diretor da Adata fala sobre a maior Sala Limpa do País
Divulgação Adata

EXCLUSIVO: diretor da Adata fala sobre a maior Sala Limpa do País

Planta está localizada em Santo Antônio de Posse (SP), em um condomínio industrial com 10.790  m².

A primeira Planta de Encapsulamento de Circuitos Integrados da Adata Technology na América Latina possui a maior sala limpa do País – são 2.788 m² divididos em três ambientes: uma sala 1k (ISO 6) de 1.770 m², uma sala 10k (ISO 7) de 892 m² e uma outra sala 100k (ISO 8) de 126 m². Ou seja, uma área altamente controlada para testes e manufatura de produtos, na qual a contaminação por partículas presentes no ar interfere nos resultados. Com este nível de complexidade, o projeto e a execução de um sistema de climatização devem atender rigorosas classes de limpeza e normatização.

Nivaldo Gagliardo – Operations Director da Adata, explica com exclusividade que as salas limpas são usadas para a realização de todas as etapas produtivas que envolvem o encapsulamento de circuitos integrados (CIs), componentes eletrônicos usados em computadores, televisores e outros. “Na sala 1k realizamos o processo chamado de front-end do encapsulamento, com o afinamento, corte, montagem dos chips que são importados e que chegam em centenas de unidades agregadas num disco de silício, além de também realizarmos a soldagem por ultrassom de fios de ouro que interligam o chip à sua base chamada de substrato”, afirma.

Na sala 10K, por sua vez, é realizado o processo de back end com as etapas de aplicação da resina de proteção do circuito eletrônico, marcação a laser, colocação das esferas de solda na parte inferior do circuito eletrônico, individualização de cada circuito para que estes sejam então 100% testados eletricamente em suas características paramétricas e funcionais, após o que são inspecionados 100% em máquina de inspeção óptica e embalados a vácuo.

As áreas de sala limpa da Adata, segundo Gagliardo, permitem uma capacidade produtiva superior a 3.000.000 de circuitos integrados/mês.

Fábrica atende a rigorosos requisitos de fabricação de todos os clientes locais e multinacionais do segmento eletrônico

O start da fábrica ocorreu em abril de 2017. “Ao longo destes dois anos progressos significativos da produção da Adata foram alcançados, quer seja com a ampliação do leque de produtos encapsulados localmente como principalmente com a estabilização do processo produtivo num patamar de qualidade a nível padrão classe mundial o que vem sendo decisivo para permitir a Adata atender a rigorosos requisitos de fabricação de todos os clientes locais e multinacionais do segmento eletrônico e conquistar parcela crescente de participação no mercado de semicondutores nacional”, diz o diretor.

Sistema de HVAC

Executada pela Ergo Ar Condicionado, a instalação na Adata é do tipo expansão indireta. Possui sistema de CAG (Central de Água Gelada) com duas unidades de tratamento de ar com insuflamento para 702 Fan Filters com filtros H14, formando um forro filtrante que atende toda a dimensão da sala limpa. Entre as paredes, foram desenvolvidas câmaras de filtragem no conceito de DryCoil, no qual as serpentinas retiram o calor sensível do processo..

O projeto também conta com três bombas de circulação primária, 10 bombas de circulação secundária e três de condensação, que se integram ao sistema de recuperação de energia por meio da derivação de um circuito hidráulico paralelo que pré-aquece a água, sendo usada no controle reaquecimento e umidade do ar.

Visando a eficiência energética, o sistema opera com temperatura de água gelada escalonada, sendo 7°C para os equipamentos supridores de ar externo e 12°C para as unidades terminais das áreas de produção. A central conta, ainda, com recuperação de energia através de dois trocadores de calor de placas, que reaproveitam uma porcentagem da água de condensação rejeitada pelo chiller para pré-aquecer a água utilizada no controle da umidade, fazendo com que o boiler opere em cargas parciais durante todo o ano.

Instalação de salas limpas

Segundo Nivaldo Gagliardo,  o Grupo Monthac “fez todo o trabalho de instalação das paredes das salas limpas com execução fiel ao projeto pré-estabelecido e dentro do cronograma do projeto”. A empresa foi responsável  pelo fornecimento e montagem de 8.000 m² de paineis de PUR cor branco RAL 9003, espessura 50mm, para divisórias, plenun de insuflamento com forro duplo e shafts de retorno. Foram 17 portas de folhas simples, 13 portas de folhas duplas, 23 visores com vidros duplos, acessórios de acabamento e cortinas de PVC. Além disso, o Grupo instalou 700 Fan Filters Units ( fornecimento direto pelo cliente) para classificação das salas classe 1.000 e 10.000, e 44 serpentinas de água gelada nos plenuns de insuflamento de ar condicionado.

Redação: 2A+ Farma

Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Fale com os gestores